Vasco

Vasco

quarta-feira, 6 de maio de 2015

O BARBOSA RUBRO-ANIL

O maior goleiro da história do times cuzmaltinos, Moacir Barbosas, em final de carreira, passou pelo Bonsucesso, durante o Campeonato Carioca-1957. Por sinal, durante a festa do centenário do clube, foi homenageado como um dos 10 maiores atletas que vestiram a camisa do time rubro-anil.
 Pelos suburbanos,  Barbosa estreou disputando o Torneio Início, em 14 de julho, fechando o gol no 0 x 0, no tempo normal contra o América. Na decisão por  pênaltis, “Bonsuça” 3 x 2, em jogo apitado por Pedro Morais Sobrinho e com a equipe sendo: Barbosa; Bibi e Mauro; Gilberto, Eli e Carvalho; Sérgio, Valdemar, Nonô, Edil e Nilo. Os americanos tinham um bom time - Pompéia; Edésio e Edson; Aílton, Hélio e Maneco; Canário, Romeiro, Paulo, João Carlos e Meireles –, no qual sobressaía-se, no ataque, o ponteir Canário, titular no Real Madrid de Puskas e Di Stefano.
 Pelo Campeonato Carioca, o primeiro jogo de Barbosa foi contra o Botafogo nas Laranjeiras com vitória para os alvinegros, por 3 x 1. Já os grandes momentos naquela competição foram contra o Vasco (18.08) e o Fluminense (12/10 (aniversário do “Bonsuça”).
Diante dos vascaínos, o rolo rooou no estádio da Rua General Severiano, com placar de 1 x 1,no apito de Frederico Lopes. Pinga, cobrando pênalti, abriu o palcar para os cruzmaltinos, aos 35 minutos do primeiro tempo. Gilberto empatou aos seis do segundo. Naqele dia, o vascaíno Bellini foi expulso de campo, juntamente com Mauro, do adversário.
O Bonsucesso foi: Barbosa, Bibi e Mauro; Valdemar, Eli e Gonçalo; Jair, Gilberto, Nonô, Brandãozinho e Bira. O Vasco teve: Carlos Alberto, Paulinho e Bellini; Laerte, Orlando e Coronel; Lierte, Livinho, Roberto Pinto, Walter e Pinga. Contra os tricolores, Barbosa seguro a onda em 12 de outubro, no Maracanã, diante de 5.449 pagante, que assistiram aos gols marcados por Jair, aos 45, e Léo, aos 73. Gualter  Gama de Castro apitou e o “Bonsuça” dele foi: Barbosa, Bibi e Jorge David; Gilberto, Valdemar e Santoro; Jair, Geraldo, Nonô, Délson e Nilo.  Confira o timaço do Flu: Castilho, Cacá e Pinheiro; Jair Santana, Clóvis e Paulo; Telê, Léo, Valdo, Róbson e Escurinho.
Em 1958, Barbosa voltou para o Vasco da Gama e, sob o comando de Francisco de Souza Ferreiraa, o Gradim, foi campeão do Torneio Rio-São Paulo e do SuperSuperCampeonato Carioca.
 

Um comentário:

  1. Recentemente localizei a casa do grande Barbosa em Ramos. Se interessar, me diga. Um abraço e parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir