Vasco

Vasco

sábado, 25 de julho de 2015

HISTORI&LENDAS CRUZMALTINAS - ADEMIR

Ademir Menezes, o maior ídolo da torcida cruzmaltina, até o surgimento de Roberto Dinamite, em 1971, jogou a favor e contra o Vasco, na data 30 de junho. Aconteceu em Tupã, distante 530 quilômetros da capita paulista.
 Esta é uma história interessante sobre o “Queixada” – foi às redes, pela primeira vez, como vascaíno, em 3 de maio de 1942, na goelada sobre o Bonsucesso, por 4 x 1 –, pesquisada pelo historiador Lucídio José de Oliveira, com ajuda de outros dois historiadores vascaínos, Valdir Appel, ex-arqueiro da Colina, na década de 1960, e Mauro Prais. O fato rolou durante as “bodas de prata” da cidade paulistas, em 1954.
 Para alegrar bem mais seu povão, o Tupã Ftebol Clube convidou o Vasco, para um amistoso, levando Ademir, mesmo em final de carreira, como a grande atração. E, para ouriçar ainda mais a rapaziada, acertou com a cartolada cruzmatina que o “Queixada” atuaria um tempo por cada time. Na brincadeira, o Tupã fez um gol e o Vasco nenhum.
Eis a súmula pesquisadas por Lucídio: 30.06.1954 – Vasco 0 x 1 Tupã. Amistoso. Juiz: : Querubim da Silva Torres. VASCO: Barbosa, Bellini, Elias, Mirim (Amaury), Adésio (Laerte), Beto, Friaça (Vadinho), Ademir (Iêdo), Vavá, Alvinho e Hélio. TUPÃ: Barros, Vicente, Costa, Marinho, Sorocaba e Benites. Agachados: Ellison, Mendonça, Ademir de Menezes, Beto, Ceci e Damas. (Agradecimentos a Lucídio, Valdir  e Mauro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário