Vasco

Vasco

domingo, 5 de julho de 2015

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - ELISA, A PRIMEIRA RAÍNHA PARAGUAIA

Ela era odiada pela elite paraguaia, que a vendia como prostituta, em Paris. Mais: indigente, ao final da vida. Inverdades. Intrigas da oposição ao general Francisco Solano López. Se bem que o descontentamento com a ligação dele com a bela loira irlandesas começava pela sua família.
Vários livros já foram escritos sobre Elisa
Elisa Alicia Lynch teve uma vida paraguaia nos moldes das brasileiras Anita Garibaldi e Maria Bonita. Acompanhou o amásio na guerra, até ver as tropas brasileiras matá-lo, e a um filho, de 16 anos de idade.
 Diz a lenda que ela teria cavado, com as unhas, a última morada do seu general; uma outra versão sustenta ter sido ajudada pelo inimigo, naquele 1º de março de 1870, quando ele foi cercado e abatido no arroio de Aquidabã.
ORIGEM - Nascida na cidade irlandesa de Cork, em 1834, Elisa casou-se, aos 15 anos de idade, com o médico militar francês Xavier de Quatrefages, a quem acompanhou quando ele foi para a Argélia. Depois de separarem-se, ela conheceu  Solano López, em janeiro de 1854, durante uma festa parisiense. Rapidamente, apaixonaram-se. Como Elisa era casada no papel, viveram amigados, sem jamais morarem juntos sob um mesmo teto. Para não prejudica-lo, ela recusava residir no palácio presidencial, o que não impediu-lhes de gerarem dois casais de filhos.
Elisa levou ao Paraguai o estilo de vidas francês. Era vista como uma espécie de "raínha do Paraguai". Incentivou a música e a arte, e, também, adquiriu um grande poder junto ao general Lopéz. Foi por ali que os inimigos políticos aproveitavam-se para acusá-la de tê-lo levado à guerra contra o Brasil a Argentina e o Uruguai.
  Ao ser presa pelas tropas brasileiras, Elisa Lynch foi levada para o Uruguai, onde ficou, até ser deportada para a Inglaterra, por pressões de governos europeus. Voltou a Paris e, por lá, viveu, durante cinco anos, com a ajuda dos amigos, entre eles o escritor Victor Hugo, o autor de “Os Miseráveis”, uma das obras mais celebradas da literatura ocidental. Em 1875, ela tentou voltar ao Paraguai, na expectativa de reaver os bens lhe confiscados. Ruy Barbosa foi o seu advogado, mas nada conseguiu.
 AMAZONAS PROIBIDA - Quando casada com Quatrefages, a sua beleza incomodava as mulheres dos outros militares. Ele sentia tanto ciúmes dela que proibiu-lhe de praticar equitação, na Argélia, para onde ela foi, na qualidade de enfermeira militar, para poder acompanhá-lo. No segundo ano da guerra contra a tríplice aliança (foram seis), Solano Lopéz pediu-lhe que fosse para a Europa, com os filhos. Ela recusou-se. Não abria mão de estar do seu lado, cuidado dos feridos  nos campos de batalha por onde ele andava. Uma heroína. Uma mulher que, por não ser casada com o homem a quem fortemente, amou, foi rejeitada, também, pela igreja católica paraguaia. Em 1961, quando o Paraguai comemorou 150 anos de independência, o seu governo fez as pazes com a história de Elisa Lynch. E recebeu as suas cinzas, que foram espalhadas sobre o solo pátrio. O povo a amava.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário