Vasco

Vasco

terça-feira, 1 de setembro de 2015

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - I TAÇA GB

Hoje, ainda,  é o primeiro dia de setembr. Mas, não tem jeito! Vascaíno que se preze tem que lembrar do 5 de setembro de 1965, quando  o seu time mandou 2 x 0 Botafogo e conquistou a I Taça Guanabara, diante de 115 mil, 064 pagantes que  foram ao Maracanã e aplaudiram  o capitão e zagueiro Brito erguendo o caneco.Disputada, de início, por seis times – América, Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama –, duas rodadas de mata-mata levaram vascaínos e alvinegros à final, valendo troféu de posse definitiva.  Ninguém apostava na Turma da Colina, simplesmente, porque levara 0 x 3 dos botafoguenses durante a primeira fase, com Mané Garrincha desmoralizando. Logo, o Torto,  pela, pela lógica, deveria repetir o baile. Deveria! Só que saiu ao contrário do previsto. O  lateral-esquerdo vascaíno Oldair Barchi sumiu com o O Demônio das Pernas Tortas e, de quebra, abriu o placar, aos 44 minutos do primeiro tempo  - no lance, o ponta-esquerda Zezinho atacou, lançou, Oldair avançou e chutou, do lado esquerdo da meia-lua da grande área. A bola quicou no gramado e encobrir o goleiro Manga, que se adiantara para tentar a defesa.

                    Luizinho Goiano, Mário Tilico, Célio Taveira, Lorico e Zezinho.  

O Vasco da Gama liquidou a história, aos três minutos da etapa final, quando o centroavante Mário Tilico avançou, pela ponta-esquerda, foi à linha de fundo e cruzou, rasteiro, para o meio da área. Como Manga não conseguiu deter a pelota, um afobado Paulistinha chegava correndo e marcava contra a própria rede: Vasco 2 x 0. No mais, o velho treinador Zezé Moreira mandou a sua moçada se segurar e jogar nos contra-ataques. Desesperados, os alvinegros tiveram Paulistinha e Roberto Miranda expulsos de campo, por agressões aos vascaínos que fecharam o espetáculo, um olé, na turma do Mané.

 Em oito partidas da Taça GB, os vascaínos venceram seis, empataram uma e perderam  outra, totalizando 15 gols pró e cinco contra. Além , ainda, beliscara a Taça Ari Franco, pelo ataque mais positivo, graças aos gols marcados por Célio (6), Tilico (4), Oldair (2) e Luisinho Goiano (2) – além do presente de Paulistinha. No jogo apitado por Frederico Lopes e que rendeu Cr$ 72 milhões, 927 mil,380 cruzeiros, o Vasco alinhou: Gainete; Joel Felício, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Luizinho, Mário Tilico, Célio Taveira e Zezinho.

CAMPANHA: Turno – 14.07.1965 -  5 x 0 Fluminense (gols de Célio (2),  Mário (2) e Luizinho; 22.07.1965 – 1 x 1 Flamengo (Luizinho); 28.07.1965 - 1x 0 América (Célio); 07.08.1965 – 3 x 1 Bangu (Mário (2) e Oldair);  11.08.1965 – 0 x 3 Botafogo. Returno – 21.08.1965  2 x 0 Fluminense (Célio(2); 25.08.1965  1 x 0.

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário