Vasco

Vasco

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

SANGUE ESPANHOL NOS PEDAIS

O Vasco da Gama tem sangue lusitano. Mas guardou uma gotinha, também, para as veias da vizinha Espanha. Explica-se: em 1954, o "Gigante da Colina" venceu o Torneio Início, promovido pela Federação Metropolitana de Ciclismo-FMC, tendo em seus pedais Luís Garcia Velles. Simplesmente, o campeão espanhol de 1951, que viera para a Cidade Maravilhosa.
  Aquela vitória lembra um fato muito conhecido: a pacificação do futebol carioca, na década de 1930, quando os presidentes do Vasco e do América se reuniram para arrumar a casa.
Daquele vez, o Código Esportivo, vigorando desde 1928, atrasava o desenvolvimento da modalidade. Depois de uma crise que durou três meses, a FMC atualizou os seus estatutos e reabriu as disputas com a "Volta do Maracanã", vencida pelo Vasco, como você nas fotos de Jorge Audi, divulgadas pela revistas "O Cruzeiro", nas páginas 74 /75, de 19.06.1954.

Um comentário:

  1. Ola, me interessei muito por essa reportagem, tentei achar mais detalhes sobre esta competicao de ciclismo e sobre Luis Garcia "o ciclista espanhol" mas nao tive sucesso, vc sabe onde conseguir mais dados sobre esta prova.
    Abracos!!!

    ResponderExcluir