Vasco

Vasco

domingo, 17 de janeiro de 2016

HISTÓRIAS DA HISTÓRIA CRUZMALTINA

O 17 de janeiro é uma superdata vascaína. Nela, a "Turma da Colina" carregou o caneco de  "SuperSuperCampeão" carioca-1958, com o título decidido já no ano seguinte, em dois triangulares, contra Botafogo e Flamengo, com os quais chegara ao final do campeonato  estadual, empatado em pontos. Pelo SS-58, os placares forasm: 20.12.1958 - Vasco 2 x 0 Flamengo (Pinga e Almir); 03.01.1959 - Vasco 0 x 1 Botafogo; 10.01.1959 - Vasco 2 x 1 Botafogo (Pinga (2); 17.01.1959 - Vasco 1 x 1 Flamengo (Roberto Pinto).



























Uma outra marca vascaína nos 17 de janeiro foi o que a torcida chamou por DERRUBADA DO MURO DE BERLIM. Explica-se: na época,  ainda, havia o muro construindo para separar as partes ocidental e oriental da cidade alemã de Berlim, que passou a ter um lado plró-Estados Unids e o outro pró-Moscou, no chamado período da Guerra Fria, que expúnha duas ideologias, a capitalista norte-americana e a comunista soviética. 
Veio 1965, temporada comemorastiva do IV Centen[ário do Rio de Janeiro ae foram progamados dois torneios intenacionais de futebol. No primeiro, em janeiro, o Vasco da Gama foi o vencedor, com 3 x 2 Seleçãol da Alemanha |Orienal e 4 x 1 Flamengo. Na difícil vitória sobre os alemães, Célio (2), sendo um de pênalti, e Maranhão colocaram a bola no barbante do Maracanã. Zezé Moreira era o treinador cruzmaltino foi: Ita; Paulinho de Almeida, Brito, Fontana e Barbosinha: Maranhão e Lorico: Mário 'Tilico', Célio, Saulzinho e Zezinho.
Foto do gol de Célio reproduzida da Revista do Esporte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário