Vasco

Vasco

domingo, 24 de janeiro de 2016

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - M.LENK, PRIMEIRA 'BRASUCA' OLIMPICA


Única sul-americana em Los Angeles-1932
   O filósofo grego Platão, que fora atleta olímpico, defendia a prática esportiva pelas mulheres. Mas o 5º regulamento dos Jogos Olímpicos a condenavam a serem atirada ao mar, do alto do rochedo Typeu, sem nenhum julgamento, caso fossem casadas e surpreendidas assistindo às competições.    Que crueldade! Para os gregos antigos, atividade física vigorosa poderia prejudicar a saúde feminina e a sua capacidade procriadora. Por isso, as proibiam de irem às pistas competitivas, preferindo vê-las nos templos religiosos. Por sinal, os primeiros Jogos, quando os homens competiam nus, eram ligados à religião. Enfim, o tempo foi-se encarregando de mudar a cabeça dos gregos. De repente, elas já estavam disputando a corrida dos 162 metros, nos Jogos Heranos, em homenagem a Hera, esposa de Zeus. Corriam descalças, com os cabelos soltos, ombro e o seio direitos à vista. Sem problemas! A galera era toda feminina.    
                                                                                    Se, em Olímpia, rolava preconceito contra a mulher na atividade física, em Esparta entendia-se que ajudava fabricar filhos saudáveis e vigorosos, os futuros guerreiros. Os  antigos filósofos romanos também eram contra. Até mesmo Juvenal, o carinha criador da frase “mens sana in corpore sano” às incluía fora dessa. Para ele, quem se metesse a esgrimar seria uma despudorada. Então, elas nadavam, não competitivamente, e faziam jogos com bola nas termas onde banhavam os homens. No século 12, começaram a montar a cavalo, com os maridos, para fugir dos inimigos.  Vieram tempos mais modernos e os franceses Jogos Olímpicos de Paris-1900 já tiveram a participação de 11 mulheres (entre 1.810 homens), competindo extraoficialmente em golfe e tênis.   Em 1904, na norte-americana Saint Louis, só permitiu-se a participação de seis delas em um torneio amistoso de arco e flecha. Contra, havia o pensamento do revivedor dos Jogos, o Barão de Coubertin, para quem provas olímpicas para moças seria “desinteressante e antiestético”. Ainda bem que elas não lhe deram ouvidos e 98  disputaram as competições de 1908, em Londres (1.999 homens). Em 1912, a vitória feminina seria maior: 57 atletas disputaram provas oficiais de natação e de saltos ornamentais – a Europa já tinha clubes exclusivamente femininos de natação e de ginástica.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - A partir de 1920, o conflito parou o movimento olímpico, que voltou em Paris-1924, com 136 mulheres à casta de medalhas. Em 1928, na holandesa Amsterdã, o número subiu a 263 (2.724 homens). Vieram, então, os Jogos de Los Angeles-1932, e foi por lá que entrou nessa história a nadadora brasileira Maria Lenk. Entre as 134 mulheres inscritas, ela foi a única e primeira sul-americana. Para poder competir, juntou-se aos 68 homens da delegação na venda de café levado no porão do navio. Em 1936, os Jogos foram na alemã Berlim, e ela estava lá, novamente. Depois, preparando-se para a sua terceira participação olímpica, que seria na japonesa Tóquio, bateu dois recordes mundiais, nos 200 e nos 400 metros nado peito, respectivamente, com os tempos de 2min56seg90 e de 6min15seg80, ambos em piscinas de clubes cariocas. Foi a única nadadora brasileira a conseguir isso.

No detalhe acima na foto, Maria Lenk
 nos tempos de jovem nadadora
SEGUNDA GUERRA-  Com um novo conflito mundial, na década-1940, Maria Lenk, que era a favorita em sua prova, não pode ganhar a primeira medalha de ouro olímpica individual de uma brasileira. Em compensação, no início do período, como única mulher de uma equipe sul-americanos que excursiona pelos Estados Unidos, quebrou 12 recordes norte-americanos e concluiu o  curso de Educação Física na Universidade de Springfield. Em 1942, quando encerrou a carreira de nadadora, participou da criação da Escola Nacional de Educação Física, no Rio de Janeiro, da qual foi profssora.
 Em 21003,  Maria Lenk lançou o livro Longevidade e Esporte, sobre benefícios da prática esportiva. Filha de alemães, Maria Emma Hulga Lenk Zigler nasceu em São Paulo, em 15 de janeiro de 1915 e viveu até 16 de abril de 2007, quando vivia no Rio de Janeiro. Começou a nadar, aos 10 anos de idade, devido a uma pneumonia dupla, usando o paulistano Rio Tietê, pois ainda não havia piscinas no Brasil.        

(Foto acima e abaixo reproduzidas, respectivamente, das revistas cariocas O Globo Sportivo e Manchete. A do meio é de divulgação do Comitê Rio-2016. Agradecimentos.)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário