Vasco

Vasco

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A PUBLICIDADE NAS REVISTAS ESPORTIVAS BRASLEIRAS - VENDE-SE DE TUDO (11)

Quem não gosta de viajar, passear, conhecer novas cidades, paisagens e costumes diferentes? Não inclua o desportista fora dessa. Ele está sempre viajando, acompanhando o seu time. Logo, a Revista do Esporte seria um ótimo local para a colocação de anúncio de agência de viagem.  O que fez a Chanteclair, com sede na Rua México,  no Rio de Janeiro. Pelo final de 1968, oferecia uma das viagens mais divertidas da época,  de ônibus e de vapor, pelo Rio São Francisco, nos chamados “gaiolas” que subiam e desciam da mineira Pirapora à baiana Juazeiro. O passeio incluía visitas, também, a Belo Horizonte, Salvador, Vitória da Conquista e Governador Valadares, com o preço dividido em 10 prestações.
Se o torcedor e a sua turma viajava no rastro do seu time, logo, poderia precisar de um hotel. Sendo o jogo em São Paulo, nesse caso, o Normandie estava à disposição, na Avenida Ipiranga, com 200 apartamentos “de primeira categoria”, em 16 andares “em pleno centro” (da cidade). Inclusive, com quartos voltados para o lado silencioso da capital paulista, informava o recado, oferecendo mais: estacionamento TV (opcional) e rádio; salão de convenções para até 60 pessoas; cabelereiro, barbeiro, floristas e boboniere e, ainda, um treinado corpo de funcionários, que dizia ser a sua maior força.
 O Hotel Normandie, com “seu conceito pessoal de serviço e cortesia em São Paulo” só não anunciava ar condicionado, o que já era uma exigência do viajante da época. Falha do redator do anúncio, ou de informação da casa?
 
Falha por falha, para não falhar na paquera as palmilhas ortopédicas Artex ofereciam aos machões o aumento mínimo de cinco centímetros, com as suas “espantosas e invisíveis” invenções. “Nunca mais pareça baixo!”, propunha a peça publicitária, com um texto longo, do tipo “para não ser lido”, parecendo uma bula de remédio. Uma bula que incluía indagação politicamente nada correto: “Você é prejudicado em seus conceitos sociais por causa de sua baixa estatura...cansado de ser chamado de ‘baixinho’? Agora não precisa mais sofrer  este embaraço, graças.....” e mandava ver o papo do “agora você pode ser mais alto instantaneamente”. E deixava um cupon para o leitor da RE enviar-lhe, a fim de ter “sucesso na vida amorosa e profissional”.
No entanto,  a E.Bern Ltda oferecia mais altura, de 6 a 14 centímetros, além de emagrecimento e músculos de dar inveja. “Triunfe na vida social e profissional com a desejada modelagem do seu corpo”, recomendava.  
 Fácil? Mais fácil do que isso só contratar o Escritório Costa e deixar que os “despachantes oficiais do Estado da Guanabara”, Anísio de Lima Fagundes e Germânio dos Santos” , resolvessem as questões. Afinal, eles anunciavam “tradição de honestidade, rapidez e eficiência”. Era com eles mesmo: processamento de imposto de transmissão; registro de firmas e qualquer transação imobiliária; regularização de incorporações, de  firmas e quaisquer papeis na Guanabara, bem como exame de documentos. Em 1968, era só procura-los na Avenida Graça Aranha. Se quisesse telefonar, marcando horário, que tal usar um telefone Telnac? Eles eram em cores, “para residências, escritórios e fábricas”, vendidos para todo o Brasil e, com “fabricação própria”. Para testá-los, uma passadinha pela Rua Santa Efigênia, em São Paulo, resolveria.
  Resolver, mas, resolver mesmo, quem garantia era a firma Rod-Bel. Segundo ela, seus relógio de marcar ponto, isto é, o horário de entrada e de saída do empregado, era “pontual tôda vida” (grafia da época). Usando a expressão “pudera”, anunciava mecanismo de alta precisão e a assistência de fábrica permanente, caso algum reclamante ligasse para a Rua Barão de Jaguara, em São Paulo.  
Mas a vida não é só correr atrás e lutar por um lugar ao sol. Há momentos em que precisa-se da sombra, da proteção de um toldo, durante uma chuva, por exemplo. Hora da marca Guanabra mostrar seviço. Não mofava e nem desbotava, porque era feito de Lonas Estampada ‘Sempre Viva’, que embelezavam permanentemente e duravam muito mais, garantia o anunciante Arlindo Almeida, da carioca Rua Barão de Itapagipe.
 Muito bem! Se os toldos eram para hotéis e casas, principalmente, nada melhor do que ter uma fachada bonita, bem pintada. Confere? A carioca Casa Universo, da Rua Senhor dos Passos,  tinha tintas  das marcas Condoril, Sherwin-Willams e Cil Wanda, além de “outras afamadas marcas”. Que tal uma visitinha, para conhecer, também, as ferramentas nacionais e estrangeiras à venda? Valia um desconto ao visitante.  Mais?   “Para você que é profissional”, descontos de até 15%.
 Quem está construindo, ou pintando, precisa de fazer constas. E, pra fazer contas, “aperte uma tecla e veja o resultado”. Evidentemente, uma tecla das máquinas Facit. “Com esta facilidade você resolve seus problemas de soma, subtração, multiplicação e  divisão, rapidamente”. Principalmente com a manual Facit C1-13. “Suava e silenciosa”, fabricada na mineira Juiz de Fora e “tão moderna quanto o seu escritório”. Valeu?
 Evidentemente, um escritório moderno deveria ter uma geladeira, não é mesmo? Claro! Para oferecer água gelada ao cliente. Não só o escritório, mas toda casa brasileira dos inícios da décdas-1960 já exigia isso. Área da paulista Indústria e Comércio de Refrigeração Lecurato. Em sua fábrica da paulista Avenida Vicente Pison, produzia modelos domésticos e comerciais.
 Enfim, depois de passar o dia todo na labuta vem a hora de chegar em casa e descansar. Móveis Cimo, com “alta qualidade comprovada”, dizia-se sinônimo de conforto, “exatamente o conforto que você procura e que, de fato merece”. 
Mandou bem o redator, por uma velha fórmula. É claro, citando os itens que levam a conforto, entre eles “rigorosa seleção de madeiras; projetos executados com carinho, após estudos prolongados, e atributos de segurança”. Comprovações na Avenida Duque de Caxias, em São Paulo.    
 No mais, quem tivesse algum anúncio, de qualquer setor, que pintasse na sede da Revista do Esporte, que o comendador Anselmo Domingos aceitava de tudo. Ainda veremos muito mais. Aguarde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário