Vasco

Vasco

sábado, 27 de fevereiro de 2016

O ADMIRÁVEL ALMIRANTE - 8


Paulinho de Almeida, em foto
 reproduzida da Revista do Esporte
   Vasco da Gama x Fluminense é uma história iniciada em 20 de maio de 1923, com vitória cruzmaltina, por 1 x 0, e gol marcado por Arlindo. O clássico criou muitas emoções vividas por cartolas, treinadores e atletas. O ex-presidente Antônio Calçada, por exemplo, guarda duas lembranças distintas. “Como torcedor, o maior prélio que assisti foi uma derrota nossa, em 1952, por 1 x 0. Como diretor, destaco os 3 x 2 de 1952. Foi um dos jogos que mais me emocionaram. Perdíamos, por 0 x 2, mas, no segundo tempo, fomos recupera-los e conquistamos o gol da vitória”, contou ele à revista carioca Manchete Esportiva Nº  53, de 24 de novembro de 1956.
Pela mesma edição, o lateral Paulinho de Almeida elegeu também este como o seu maior jogo contra os tricolores. Para ele, foi “luta de leões...um jogão, não restam dúvidas”, considerou.  

KIKE NO LANCE – 1 - Vasco 0 x 1 Fluminense, em 1952, foi em 20 de setembro, no Maracanã, apitado por Mário Vianna e com o gol tricolor no segundo tempo. Se Ademir Menezes não tivesse pedido um pênalti, o “Almirante” teria sido campeão carioca invicto naquela temporada constante de 20 prélios, com mais 17 vitórias e dois empates, totalizando 49 tentos. Gentil Cardoso era o treinador e o time teve: Barbosa, Augusto e Haroldo; Ely, Danilo e Jorge; Edmur, Ademir, Maneca, Ipojucan e Chico.
 
2 – Vasco 3 x 2 Fluminense rolou em 26 de agosto de 1956, no Maracanã, com Alberto da Gama Malcher apitando e a grana rendendo Cr$ 1 milhão, 219 mil, 914 cruzeiros e 30 centavos. Pinga (2) e Livinho viraram o placar, no segundo tempo do clássico que fez parte da campanha do título da temporada. Martim Francisco era o treinador e, em 22 partidas, venceu 16, empatou quatro e tropeçou em duas, com a rapaziada totalizando 58 gols. O time do dia alinhou: Carlos Alberto Cavalheiro, Paulinho de Almeida e Bellini; Laerte, Orlando e Coronel; Sabará, Livinho, Vavá, Válter Marciano e Pinga.   
Alfredo fotografado
por Espore Ilustrado
A Manchete Esportiva ouviu ainda o coringa Alfredo dos Santos, o Alfredo II,  sobre as suas grandes emoções vividas neste clássico. E ele respondeu: “Sempre considerei o Fluminense entre os maiores adversários que já enfrentei... Destaco um jogo em que ganhamos, por 3 x 1. Perdíamos, no primeiro empo, mas, logo de cara, depois do descanso, eu empatei. É muito difícil dizer qual foi o maior jogo. Entre os dois, a luta é sempre igual”.
KIKE NO LANCE -  Alfredo não revelou em que ano se deu o placar citado acima, mas deve ter-se enganado, pois ele só marcou um tento diante do Fluminense: em 11 de janeiro de 1953, pelo Campeonato Carioca. Durante o seu tempo como vascaíno, quando o Vasco venceu o Flu, por 3 x 1 –  02.09.1945; 28.12.1949 e 21.04.1951 – ele não compareceu ao filó. No clássico em que foi à rede, em um domingo, no Maracanã, Chico marcou o outro tento vascaíno e o time, treinado por Flávio Costa, formou com: Barbosa, Augusto e Haroldo; Ely, Danilo e Jorge; Sabará, Alfredo II, Ademir Menezes, Ipojucan e Chico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário