Vasco

Vasco

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

BELA DA MANCHETE ESPORTIVA - NAIR E MARTHA


      Que charme! Plumas, lantejoulas douradas na blusa; vidrilhos vermelhos; cetim branco e saia de pregueado curto. Foi vestida assim, mirando um gladiador romano, que Nair Moussatche encantou na pista e tornou-se a baliza campeã dos Jogos da Primavera de 1957, promovidos, no Rio de Janeiro, pelo “Jornal dos Sports”.
Representante do Colégio Bennett, a moreníssima Nair estudava balé desde garotinha. Quando o convite para se baliza lhe foi feito, ela ficou indecisa, pois anão seria fazer o que estava acostumada. Não iria levar a dança clássica para a pista de um  estádio de futebol. O barato seria bem diferente, uma coreografia com música de marcha, algo que lembrasse um soldadinho de chumbo.
 Nair decidiu encarar. Informou-se sobre o veneno, a graciosidade de antigas balizas campeã e foi à luta. E não deu outra. Levou o título. Em vermelho e branco, as cores do seu colégio. Nesta foto, ela foi clicada, por Jankiel Gonckazarowski, para o Nº 79 de “Manchete Esportiva” que circulou com data de 25 de maio de 1957.
                                                       MARTHA
Seu nome bem que poderia ser "Basquete". Afinal, a modalidade era a vida de Martha Bahde, a estrela loira do paulistano Pinheiros. Além de competir por aquele clube, ela ainda defendia o time do União, do seu bairro, Indianópolis, na capital paulista, e pela equipe do Real, que reunia a moçada de uma empresa aérea do mesmo nome, já extinta. 
Depois de mostrar talento no time do seu bairro, Marta foi convidada a jogar pelo Tietê. E, até chegar ao Pinheiros, ainda passou pelo Sírio. Qual time não queria contar com os serviços de uma atleta firme, segura e  marcadora implacável? O interessante é que ela era reserva no Pinheiros, enquanto a sua irmã Ruth acontecia nas seleções paulista e brasileira. Quando não estava jogando, Marta gostava de pegar uma piscina no clube, de dançar e de brincar com o sobrinho, filho de Ruth. Uma cesta de paixões!
O objetivo desta seção é não deixa cair no esquecimento as belas atletas do passado, que tanto contribuíram par que a juventude do seu tempo tivesse uma vida repleta de emoções desportivas e muita saúde, livre de influências maléficas. Hoje, muitas delas guardam estas fotos em seus álbuns de recordação para os netinhos brincarem, dizendo: "Olh´a vovó! Como era gata!"
His name 

Nenhum comentário:

Postar um comentário