Vasco

Vasco

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O ADMIRÁVEL ALMIRANTE - 5

“O primeiro jogo que vi do Vasco foi vencendo a seleção da Alemanha, por 3 x 2, no Maracanã. Eu tinha uns 12 anos de idade, não mais do que isso, e nunca me esqueci. Fui com o meu pai, o meu avô e um tio, todos vascaínos de quatro costados. O meu tio era tão fanático que fazia um álbum colando os recortes de todos os jogos do Vasco que ele assistia. Como criança se lembra de tudo, eu ainda tenho na memória o meu pai passando uma mão pela cabeça, quando os alemães fizeram o primeiro gol da partida. Não me lembro mais de como seguiu o placar, mas lembro bem que o vovô Válter abraçou o meu pai, Seu Cesário,  e o Tio Alberto, o meu padrinho e a quem homenageio no nome, comemorando a vitória”. Edgar Alberto Silva Ramos – Rio de Janeiro.

KIKE NO LANCE – O jogo não foi contra a seleção alemã principal, mas a da então Alemanha Oriental, comunista, da época do muro de Berlim.  Aconteceu em  17 de janeiro de 1965 e valeu pelo I Torneio Internacional do IV Centenário do Rio de Janeiro, no Maracanã, com arbitragem de Eunápio de Queirós, auxiliado por Armando Marques e Antônio Viug. Rendeu antigos Cr$ 19 milhões, 701 mil, 493 cruzeiros. Peter Ducke abriu o placar, aos 21 minutos. Célio, cobrando pênalti, empatou, aos 23; Frenzel fez mais um para os visitantes, aos 27, enquanto Maranhão, aos 38, e Célio, novamente, aos 39, fecharam o placar. Zezé Moreira era o treinador e o Vasco jogou com: Ita; Massinha, Brito, Fontana e Barbosinha; Maranhão e lorico; Mário, Sauzinho, Célio e Zezinho. A Alemanha Oriental era: Weigang; Fraesdorf, Walter, Pankau e Koerner; Geisler e Erler; Frenzel, Noelner, Peter Ducke e Vogel (Roland Ducke).

Nenhum comentário:

Postar um comentário