Vasco

Vasco

sexta-feira, 11 de março de 2016

CORREIO DA COLINA - SEM SELÉ

"Fui à biblioteca da Câmara dos Deputados fazer uma pesquisa e, por acaso, vi em um jornal matéria falando que a seleção carioca fora campeã brasileira de futebol, em 1988.  Eu nunca ouvira falar disso. E a minha surpresa maior foi que o meu Vasco, o campeão carioca daquele ano, não tinha nenhum jogador na tal seleção. Gostaria de saber porque"? Geraldo Viana, da SQN 303, Brasília-DF.

 Primeiramente, o Vasco ainda não era o campeão-RJ da temporada-1988, quando rolou o tal Brasileiro de Seleções. O título da rapaziada pintou bem depois, naquele jogo em que o Cocada entrou em campo, tocou na bola, marcou o gol e  foi expulso, em seguida, lembra-se? Aconteceu durante a noite de 4 de setembro daquele fantástico 1988, para os vascaínos. Enquanto isso, o esculhambado Brasileiro de Seleções não teve cruzmaltinos porque o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro-FERJ, Eduardo Viana, o Caixa D´Água escalou o time dele, o Americano, para representar os cariocas.
 O Americano eliminou os mineiros, nas semifinais, e decidiu contra os paulistas, os quais venceu, no  primeiro jogo, em 4 de fevereiro de 1988, por 1 x 0, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, a terra do Americano. Aí, a Federação Paulista de Futebol  "achou de achar" que aquele torneio, com o qual  concordara participar, era uma grande esculhambação, e mandou dizer à Confederação Brasileira de Futebol que fosse à... p..q..p e que o seu time não compareceria a campo para o segundo jogo. A CBF, então,  proclamou o Americano campeão brasileiro de seleções estaduais.
Sem vascaínos, a seleção carioca campeã brasileira-1988, isto é, o Americano, do seu grande torcedor Caixa D´Água, formou no jogo em que bateu os paulistas com: Geraldo: Jaílton, Cléber, João e Abelardo; Índio, Gilmar (Luís Alberto) e Carlos; Amarildo (autor do gol do título), Carlinhos Mineiro e Marcinho. O treinador chamava-se Zé Maria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário