Vasco

Vasco

sábado, 26 de março de 2016

HISTORI&LENDAS DA COLINA - VITORIAÇAS

 A  temporada-1958 foi excelente para o Vasco. Campeão carioca e do Torneio Rio-São Paulo, seu time, ainda, teve três peças importantes na conquista da Copa do Mundo, pela Seleção Brasileira, os zagueiros Bellini, o capitão,  e Orlando, além do atacante Vavá, autor de quatro gols. E, na data de hoje - 26 de março -, deixou pra trás adversários fortíssimos, como Botafogo e Santos. VASCO 4 X 2 BOTAFOGO foi em uma quarta-feira, no Maracanã, pelo Torneio Rio-São Paulo, com o rival contanto com Nilton Santos, Garrincha, Didi, também campeões mundiais, e feras como Paulinho Valentim e Quarentinha, terríveis goleadores. A partida fez parte da campanha do título vascaíno na competição e o Almirante chegou a abrir três gols de frente, por conta de Almir, Écio e  Pinga. Fereas do dias: 
e Dario; Écio e Orlando; Sabará, Roberto Pinto, Delém (Teotônio), Pinga e Roberto Peniche (Ronaldo).

VASCO 2 X 1 SANTOS reolou, no Marcaanã, em um domingo de 1967, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”, um dos embriões do Campeonato Brasileiro. Do outro lado, estava  “ELE”, o cara da camisa 10, torcedor vascaíno, como contou em sua autobiografia. A façanha cruzmaltina que teve por marcadore Adílson Alboquerque e Bianchini, enquanto o adversário foi de quem? Dele, do “Rei Pelé”. Por sinal, seu 835º tento, em 715 jogos como profissional.

O técnico vascaíno era Zizinho (Thomaz Soares da Silva), o ídolo do  adolescente Edson Arantes do Nascimento, e a rapaziada foi: Franz; Jorge Luiz, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão (Danilo Menezes) e Salomão; Zezinho,  Nei (Adílson), Bianchini e  Moraes. O Santos teve: Gilmar; Carlos Alberto Torres, Haroldo,  Oberdan  e Geraldino; Zito e Lima (Buglê); Copeu (Amauri), Toninho, Pelé e Edu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário