Vasco

Vasco

domingo, 3 de abril de 2016

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - AS MENINAS MORENAS DO CALENDÁRIO

 O primeiro calendário  foi criado por volta de 2.700 anos antes da era cristão, na Mesopotâmia. Provavelmente, os criadores foram os sumérios, com 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias, começando pela lua nova, e o ano com 354. Como a fórmula o deixava defasado em relação ao calendário solar, os caldeus acrescentaram um mês a cada três anos.
O primeiro calendário solar foi criado pelos egípcios, pelo terceiro milênio da era antes de Cristo, já com 365 dias. A partir de 1582, o mundo católico passou a usar um calendário criado pelo papa Gregório 13 – viveu entre 1502 a1585 –, o chamado gregoriano, que reformou o calendário juliano.
Nestes tempos mais modernos, bem distantes daqueles em que os homens das cavernas mediam o tempo pela sua sombra, historiadores dizem que  os calendários entraram na moda a partir de 1941, se bem que  alguns voltam até 1890. O certo, porém, foi que eles são uma bela passarela para o desfile das  gataças que enloquecem a imaginação masculina, desde quando passaram a ser representadas por estonteantes "sexy simbols". Pela Segunda Guerra Mundial, na década-1940, o mundo passou a ser das “pin-up”. Eram indispensáveis nas portas dos armários dos soldados norte-americanos, em desenhos, ou em fotos de mulheres da hora – Pin-up é o termo que os ingleses usavam para os antigos calendários pendurados nas paredes.
 Como tempo, as mulheres foram ganhando mais e mais espaço nos calendários de parede, explorando muito a beleza e a sexualidade. Em revistas esportivas brasileiras, “Placar”, então da Editora Abril – atualmente, é editado pela Editora Caras –, valorizou e as usou bastante de forma ousadamente sexy em seus calendários coloridos a partir da década-1970. Mas a Revista do Esporte fez isso primeiro, embora contidamente, na década-1960, com as garotas posando com biquini bem comportado. Hoje, elas aparecem até completamente nuas nesses calendários, muitos como se fossem oficiais dos clubes de grande torcida, que jamais divulgara acordo com editoras neste sentido.
Houve casos, também, em que atletas posaram  seminuas, por causas específicas, como em busca de grana para seu time poder disputar uma competição. Outras posaram para calendários enfocando uma modalidade específica, em revista. E assim tem caminhado este filão da fotografia e do jornalismo.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário