Vasco

Vasco

sábado, 23 de abril de 2016

HISTORI&LENDAS DA COLINA

A camisa do time vascaíno tem a Cruz de Cristo e a bandeira do clube a Cruz de Malta. Erro de fabricação? O “Kike” fez uma passeadinha pela história e encontrou cavaleiros de Castela, da Baviera e de Provença pousando, separadamente, em Lavalete, na Ilha de Malta, hoje, possessão britânica na região do Mediterrâneo. Mas não leu nada sobre interferências da coroa portuguesa sobre a Ordem de Malta. Diz a história que esta foi fundada por Villiers Adam, um refugiado (com os seus cavaleiros) em Malta, após ser escorraçado de Rhodes, pelo sultão Salomão.
Em seguida, o “Kike” pegou o livrinho do estatuto vascaíno e está lá que a bandeira do Club de Regatas Vasco da Gama “é preta, com uma faixa branca em diagonal, a partir da tralha, tendo ao centro, em vermelho, a Cruz de Malta”. Portanto, um erro dos pesquisadores que assessoraram os fundadores da clube, pois o almirante Vasco da Gama usava a Cruz da Ordem de Cristo no peito e nas velas de suas caravelas. Foi levando tal símbolo, que Portugal chegou aos seus grandes descobrimentos.
Além disso, o “Kike” achou, em “Manchete Esportiva” Nº 9, de janeiro de 1956, transcrição de anotações do fundador José Lopes de Freitas, o José da Praia, contando: “As festas que a colônia portuguesa promoveu no Rio de Janeiro, por ocasião dos festejos do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo parta as Índias, foram suntuosas, extraordinárias. A sessões solenes, bailes, fogos, iluminações e cortejos alegóricos. O dia 20 de maio (de 1898), data do feito glorioso, foi feriado. Por toda a parte, se viam bandeiras com a Cruz de Cristo, essa cruz que o Vasco tomou por símbolo... No Clube Ginástico Português, houve um grande baile comemorativo em que escolas de ginástica e de esgrima, apresentaram-se em uniforme especial para esse dia – camisa branca, coam cruz tomando todo ao peito. Enfim, em toda parte, durante os festejos, aparecia a bandeira da cruz das caravelas do Gama”.
Finalizando, o José da Praia fundador do Vasco era vizinho de Henrique Monteiro, que o convidou a participar da grande aventura da fundação do “Gigante da Colina”, como ele conta, também, na transcrição de suas recordações. Na matéria, a revista carioca mostra uma foto do então embaixador português ano Brasil, Antônio de Faria, exibindo a condecoração da Ordem Militar de Cristo, concedida pelo governo do seu pais ao Club de Regatas Vasco da Gama. Portanto, um erro que precisa ser corrigido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário