Vasco

Vasco

quarta-feira, 4 de maio de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 04.05

 Esta é uma data que nunca deveria terminar para os vascaínos. Além dos 5 x 2 sobre o Corinthians, durante a volta de Roberto Dinamite ao time da Colina, rolaram outras goleadas, como as que pintaram pra cima de Fluminense e de Itabaiana-SE. Sem falar que o “Coelho”  foi escorraçado pra dentro da toca. Explica-se: amistosamente, 3 x 1 sobre o América Mineiro, em uma quinta-feira, em Belo Horizonte, no jogo em que Saulzinho, um dos maiores artilheiros do clube na década-1960, marcou o seu primeiro tento com a camisa cruzmaltina fora do Rio de Janeiro. A maior pancada, no entanto, rolou na Rua Bariri.
 
 VASCO 6 X 2 OLARIA,  pelo Torneio Municipal, aconteceu em uma quarta estraçalhada do “Expresso da Vitória” naquela disputa que seria conquistada pela quarta vez – 1944/1945/1946/1947. Nos jogos anteriores, a rapaziada humilhou: 4 x 1 América: 8 x 2 Bangu e 6 x 1 Bonsucesso. Não dava para encarar. A balaiada contra o time da Rua Bariri rolou em um domingo, no Estádio Caio Martins, em Niterói, com gols de Friaça (2), Maneca (2), Lelé e Chico. Waldemar Kitzinger apitou e o passeio vascaíno saiu por conta de: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo e Jorge; Alfredo, Maneca, Friaça, Lelé e Chico.  O treinador era Flávio Costa, que recebera o time armado pelo uruguaio Ondino Leonel Viera Palaserez.

VASCO 4 x 1 FLUMINENSE foi do período de “entressafra” na Colina, em 1955, tendo em vista que, após ganhar o Estadual de 1952, a rapaziada jejuou taças até 1956. O jogo em questão valeu pelo Torneio Rio-São Paulo, em uma quarta-feira, no Maracanã, que recebeu o público de 28.213 pagantes. Naquele dia, quem deu um trabalho danado ao juiz Carlos de Oliveira Monteiro foi o ponta-direita cruzmaltino, Sabará. Por três vezes, ele fez o homem autorizar novas saídas de bolas – Pinga fez o outro gol. Flávio Costa, que ficara de 1947 a 1950, voltando em 1953, ainda estava comando da turma, que formou assim, naquela 4 de maio de 1955: Vitor Gonzales; Paulinho de Almeida e Belline; Jofe, Ely e Dario; Sabará, Maneca, Ademir (Vavá), Pinga e Parodi.
 
VASCO 3 X 0 ITABAIANA consta como o primeiro dos sete confrontos (e seis vitórias) da “Clube da Faixa” contra os sergipanos. Assim como na goleada diante do Olaria, também fez parte de uma campanha vitoriosa da rapaziada, a da conquista do primeiro título do clube de campeão brasileiro, em 1974. Disputada em um sábado, a partida rolou no Estádio Lourival Batista, em Aracaju, e foi assistida por 14.252 pagantes. O apito esteve com Dulcídio Vanderlei Boschillia-SP e os gols tiveram assinaturas de Roberto Dinamite, aos  4 minutos do primeiro tempo; Zanata, aos 7, e Luís Carlos Lemos, aos 43 da etapa final. Mário Travaglini dirigia a rapaziada, que foi: Andrada; Fidélis, Joel, Moisés e Alfinete; Alcir e Zanata: Luís Carlos, (Cláudio), Fred, Roberto Dinamite e Galdino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário