Vasco

Vasco

domingo, 8 de maio de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 08.05

                                                                     8 DE MAIO
O chegante vascaíno
No dia 8 de maio de 1945, terminava a Segunda Guerra Mundial. Um ano depois, na mesma data, o Vasco partia para a segunda batalha de sua história de 10 amistosos com o Sport Clube Recife, iniciada em 1942, quando um assombroso “Leão da Ilha” adentrou à arena de São Januário e devorou os anfitriões, no dia em que os vascaínos descobriram a fera Ademir Marques de Menezes.
Aquela fora uma história fantástica, envolvendo até a ajuda do Estado brasileiro à “Turma da Colina”. 
Ademir no Sport Recife
Muito bem. No duelo de 8 de maio de 1946, a rapaziada podou a juba do "Leão", por 9 x 2, na casa do rubro-negro pernambucano. Só Lelé fez seis, totalizando 147 bolas nas redes, em 179 jogos da sua história cruzmaltina.foi mediado por Oscar Pereira Gomes e teve o Vasco formando com: Rodrigues, Augusto e Rafanelli, Alfredo II, Berascochea e Sampaio, Djalma, Lelé, Isaias, Jair e Santo Cristo.
  Domado o "Leão da Ilha", o "Almirante" usou a data, também, para bater na dupla Fla-Flu, embora pegando leve, e com duas pegadas no "Urubu". Confiramos:

No 8 de novembro de 1924, quem chegasse à Vila do Bico do Motocolombó, onde os bairros de Afogados e Imbiribeira aproximam os cidadãos recifenses, receberia a notícia de que o casal Antônio Rodrigues Menezes/Otília estava comemorando a chegada de um garoto robusto, pra fazer companhia aos irmãos Ademar, Ademilda, Ademilson, Ademilton 3 Adenis.

 O chegante era Ademir, que ganhara o sobrenome Marques de Menezes e, ao ser matriculado no Jardim de Infância Sérgio Loreto, não demoraria para fugiria da sala de aula e jogar bola na Praia do Pina. Um desespero para a Tia Laura, sua primeira professora. Mas o peralta Ademir foi indo e concluiu o antigo curso primário com louvor. Depois, fez um curso de humanidades no Instituto Carneiro Leão. No lance seguinte, adentrou à Faculdade de Medicina de Recife.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário