Vasco

Vasco

quinta-feira, 12 de maio de 2016

IZKINA DA KOLINA - SANTO FLORESTEIRO

Foto reproduzida de http://www.crvascodagama.com.br/. Agradecimento.
   
Treinador Harry Welfare
A data 12 de maio tem dois jogos do Almirante contra o São Paulo. Embora o adversário seja homônimo, são dois times diferentes, cuja história do rolo você lerá adiante.  

VASCO 1 x 1 SÃO PAULO  - amistoso, em 1932, com o São Paulo da Floresta, das capital paulista.  O gol cruzmaltino foi marcdo por Gallego – Friedenreich, o “El Tigre”, o primeiro supergoelador do futebol brasileiro, fez o tento dos paulistanos, batendo pênalti. Formação vascaína: Waldemar, Domingos das Guia e Itália; Tinoco, Henrique e Gringo; Bahianinho,

Este São Paulo foi fundado em 26 de janeiro de 1930, da união entre Associação Atlética das Palmeiras e Clube Athlético Paulistano, mas adotando o 25 de janeiro, data do aniversário de sua cidade. Por herdar de um dos pais um campo conhecido por “Chácara da Floresta”, ficou sendo chamado de “São Paulo da Floresta”. Em 14 de maio de 1935, houve uma fusão com o Clube de Regatas Tietê e desativado o departamento e futebol. Em 4 de junho de 1935, os “fusores” partiram para o  Clube Atlético São Paulo, que foi resultar, em 16 de dezembro de 1935, no atual São Paulo Futebol. Como São Paulo da Floresta, o Vasco o enfrentou em nove partidas, vencendo cinco (55,56%) e ficando em cima do muro em um empate (11,11%). Marcou 18 gols, à média de dois por partida. Como São Paulo Futebol Clube, já se contam 96 pegas, dos quais os “cruzcristenses” ganharam 34 (35,42%) e se igualaram em 31 ocasiões (32,29%), marcando 138 tentos, média de 1,44 por refrega.

VASCO 4 X 3 SÃO PAULO - valeu pelas quartas de finais da Copa do Brasil-1998, em uma terça-feira, em São Januário. Luizão, aos 3; Pedrinho, aos 11, e Donizete, aos 20 e aos 31 minutos fizeram o serviço logo no primeiro tempo. Antônio Lopes era o treinador e o time teve: Carlos Germano; Vítor, Odvan, Alex Pinho e Felipe; Válber, Nsa, Vagner (Juninho Pernambucano) e Pedrinho; Donizete ‘Pantera” e Luizão (Nélson).

 (foto reproduzida de http://www.crvascodagama.com.br/). Agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário