Vasco

Vasco

quinta-feira, 19 de maio de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 19 E 18.05

Sem pena de Madureira, Botafogo, Flamengo e Grêmio. Foram pancadas bem pancadadas, que deixaram os adversários tontos. Esta história se conta assim. Vamos viajar aos parágrafos abaixo.
Era uma quarta-feira, 19 de maio de 1999, e o “Tricolor Suburbano” apresentou-se, em São Januário, para encarar a “Turma da Colina”. Resultado: voltou à Madureira  com  a sacola cheia: Vasco 8 x 1.
 O zagueirão Mauro Galvão abriu  a porteira, aos 12 minutos. Aos 16, o ‘Pantera’ Donizete aumentou. Aos 28, Guilherme ampliou e, aos 33, Alex Oliveira fechou a conta do primeiro tempo. No segundo, o mesmo Alex Oliveira recomeçou a brincadeira, aos 6. Donizete voltou à rede, aos 30, bem como Guilherme aos 46, encerrando a balaiada. Mas, antes disso, aos 40, Chiquinho também havia deixado o dele nas redes do “Madura”.
Por aquele tempo,  Antônio Lopes treinava a rapaziada, que formou, naquele dia, com: Carlos Germano; Zé Maria (Maricá), Odvan, Mauro Galvão (Alex) e Felipe (Chiquinho); Nasa, Paulo Miranda e Juninho Pernambucano; Donizete, Guilherme e Alex Oliveira.

OITO NA CAÇAPA - Já que mandaram oito no Madureira, os cruzmaltinos fizeram o mesmo com dois outros rivais cariocas, em placares acumulados dos 19 de maio: 5 x 3 Botafogo, em 1954,  e 3 x 1 Flamengo, em 1946.  Pois é! Oito pipocas quentes nas chapas de dois grandes rivais.
Vasco 5 x 3 Botafogo está registrado na tabela do Torneio Rio-São Paulo. Flávio Costa era o treinador vascaíno, o pega rolou em uma quarta-feira, no Maracanã, e o nome do jogo Sabará, com dois gols – Naninho, Vavá e Djair completaram o serviço, em mais uma vitória sobre o freguês Mané Garrincha.Carlos de Oliveira Monteiro, o “Tijolo” apitou aquela tijolada na cabeça dos alvinegros e a renda chegou a Cr$ 159 mil, 321 cruzeiros. O Vasco foi: Ernani; Elias e Belini; Laerte, Danilo e Jorge; Sabará, Maneca (Iêdo), Vavá (Vadinho), Naninho e Djayr. O Botafogo era: Pianovsky; Orlando Maia e Floriano (Richard); Arati, Bob e Juvenal; Garrincha, Ruarinho (Paulinho), Dino, Jaime (Neivaldo) e Vinicius.
Vasco 3 x 1 Flamengo disputou-se nas Laranjeiras, em um domingo, pelo Torneio Municipal. Os caras malvados foram Santo Cristo, Isaías e João Pinto. Ernesto Santos era o chefe e seu time armou-se com: Barcheta Sampaio, Alfredo II, Nilton, Jorge, Rubens, Djalma, Isaías, Santo Cristo e João Pinto.

Assim como não tem pena dos cariocas, o Vasco age igual com os gaúchos. Nos 19 de maio, já cravou 2 x 1 e 3 x 0 em cima do Grêmio. Este último placar rolou em um sábado de 1984, no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro. Tempos em que Edu Coimbra, ex-jogador vascaíno era o treinador. Ele escalou para a missão: Roberto Costa; Edevaldo, Ivan, Daniel González e Aírton; Pires, Arthurzinho e Mário; Mauricinho, Roberto Dinamite e Marquinho Carioca.
O “cara” foi o Dinamite, balançando as redes, aos 64 e aos 75 minutos. Mas Marquinho também deixou o dele, aos 10. Até aquela data, o Vasco havia enfrentado os gremistas, em Brasileiros, por 19 vezes, vencendo cinco (26%) e empatando mais cinco, marcando 14 gols, média de 0,7 por partida.

Quanto a Vasco 2 x 1, este foi um amistoso, em 1983, disputado na casa gremista, o Estádio Olímpico, em Porto Alegre, perante público de 3.006 pagantes. Leonel Antônio Pandolfo (RS) apitou e os gols cruzmaltinos ficaram apor conta de Roberto Dinamite, aos 23 minutos do primeiro tempo, e de Jussiê, aos 10 do segundo

18 DE MAIO - Interessante! Nos 18 de maio, o "Almirante" deu uma de gato. Tirou a data para ficar cinco jogos em cima do muro –  1 x 1 Fluminense (1930);  2 x 2 Botafogo de Ribeirão Preto-SP (1952); 0 x 0 Atlético-MG (198); 1 x 1 Coritiba (2003) e  1 x 1 Avaí-SC (2011). No entanto, quando pegou foi pra valer. E não deixou de emplacar a sua "marca registradas", a virada. Vamos ver? 

 VASCO 5 X 0 CANTODO RIO não foi mais do que uma obrigação da "Turma da Colina". Afinal, o o "Cantusca" era chave fraca para a rapaziada, que mandou-lhe vários castigos. Este do qual tratamos agora valeu pelo primeiro turno do Campeoanto Carioca-1941, com a balaiada rolando em São Januário, apitada por Oscar Periera Gomes e com os gols marcados por Villadoniga (2), Alfredo I, Armandinho e Gonzalez. O Vasco era: Chiquinho, Jaú e Florindo; Figliola, Dacunto e Argemiro; Armandinho, Alfredo I, Villadoniga, Gonzalez e Orlando.
Aquela goleada fora uma espécia de “levanta a poeira” para os vascaínos, que haviam começado o Estadual empatando com o América e perdendo do Fluminense. Recuperados, mandaram 5 x 2 no São Cristóvão.  O problema era que o time andava muito irregular. Assim como goleara o Botafogo, por 5 x 3, patinou, depois,  em  1 x 1 Bangu. E que sofrimento para fazer 1 x 0 Madureira!  


VASCO 2 x 1 BONSUCESSO fez parte da campanha cruzmaltina rumo ao título estadual de 1977. Foi mais uma vitória de virada, após passar todo o primeiro tempo atrás no placar. Na etapa final, Roberto Dinamite resolveu a parada, chegando à rede, aos 40 minutos, cobrando pênalti, e aos 47.  Tudo isso rolou em São Januário, apitado por Luís Carlos Félix, com público de 10.858. Orlando Fantoni comandava as "Tropas da Colina", que lutaram com: Mazaropi; Orlando 'Lelé', Abel Braga, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mario e Dirceu Guimarães; Luís Fumanchu (Wilsinho), Roberto e Ramon Pernambucano

Nenhum comentário:

Postar um comentário