Vasco

Vasco

domingo, 5 de junho de 2016

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - FERNANDA, 1ª PERSONAGEM ESPORTIVA

Mulheres na ponta do lápis dos desenhistas, virando personagens esportivas são raras na imprensa brasileira. Até homens. No geral, as nossas revista  trouxeram poucos 'heróis'.
Entre estes poucos "heróis", tivemos o “Canarinho”, de Ziraldo, para indústria de brinquedos - a Estrela -, antes da Copa do Mundo-1966, enquanto Maurício de Souza quadrinizou "Pelezinho", "Ronaldinho" e "Neymar", que não circulam mais.
 Pela TV, fez sucesso e durante o Mundial-1982 o desenho animado “Pacheco”, que circulava, também, pela revista Manchete. Em livro, Gustavo Marani, editor do “Kike da Bola”, lançou Tevin, as aventuras de um garoto terrivelmente esportista. E as mulheres? Onde entram nesse lance?
 Coube à jornalista Fernanda Factory, em 2.000,  criar a personagem "Mary Futy", pela revista “Lance A+” e o jornal “Agora São Paulo”. Filha de um antigo zagueiro do Palmeiras, o 'Mexicano', batizado por Dionízio Viel, a moça fora a pessoa certa para dar emoções ao leitor, apresentando-lhe uma interessante  “Maria Chuteira” bisbilhoteira da vida dos atletas. Além de ser cria de um boleiro, ir com o pai aos estádios e ouvir papos de bola em casa , Fernanda havia sido estagiária no jornal paulistano "A Gazeta Esportiva". Logo, estava, inteiramente, dentro da área.
 Paulistana, nascida em 17 de dezembro de 1973, a alegre e criativa Fernandinha, com os colegas a chamam, começou a ir à luta em 1987, caminhando para os 17 anos de idade, cobrindo o São Paulo Futebol Clube, à época treinado pelo chato (e competentíssimo) Telê Santana.  
 Além dos dois veículos citados acima, Fernanda levou a “Mary Chute”, em 2012, também, para o site www.r7.com, do qual foram reproduzidas as fotos aqui mostradas, para que você veja quem são “mãe e filha”, com os agradecimentos do “Kike”, que não tem fins lucrativos. Ela trabalhou, ainda, para a TV Bandeirantes, como produtora, e, durante a Copa do Mundo-2006, para uma emissora alemã, entrevistando os astros do evento.      
A sua personagem boi bolada para contar, divertidamente, como rola o universo do jogador de futebol, hoje, transformado em autêntico “pop star”. Indiscrição é o que não falta nessa jogada, que agradou demais aos desportistas. Aliás, excedeu! Pouco mais de um mês, no mesmo 2012, com o seu blog no ar, Fernanda Factory viu registrada na telinha do seu computador a visita de um milhão de internautas, entre eles a mãe Mirna Factory e a irmã Paula.
 Fernanda bombou pelo R7 até 26 de junho de 2013. Os colegas dizem que ela é palmeirense, mas a “Mary Futy” nunca teve time. A Fernandinha tem este endereço eletrônico: https://twitter.com/factoryfactory.

   

2 comentários:

  1. Oi, que matéria linda, muito obrigada!!!!! Que carinho, fiquei emocionada, está no meu Face (https://www.facebook.com/profile.php?id=100008132235619&fref=nf&pnref=story). Tentei achar o seu contato para agradecer, mas o e-mail não apareceu. Beijos, boa noite. Ah só meu contato que agora é outro Face no link que lhe mandei ou e-mail fernanda.factory@globomail.com Muito orgulho de ter saído neste nobre espaço... Fernanda (e Mari Futy)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a materia!!! Grande Fernanda Factory.

    ResponderExcluir