Vasco

Vasco

terça-feira, 12 de julho de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 12.07

Uma marca muito viva no calendário cruzmaltino, o 12 de julho. O caderninho anota quatro goladas, totalizando 20 bolas na rede. Uma data em que foi proibido zebra pastando no gramado da Colina. E de bate-forte em portugueses, goianos e cariocas. Conferindo! 
 
VASCO 5 X 0 BENFICA - Chegou, apresentou-se e estraçalhou. No dia em que conheceu o Benfica, em 12 de julho de 1931, o "Almirante" foi impiedoso com os  portugueses. Em Lisboa! Russinho (2), Mário Matos (2) e Nilo marcaram os gols da rapaziada treinada pelo inglês Harry Welfare, que escalou: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Bahianinho, Carvalho Leite, Nilo, Russinho e Mário Matos. Por aquela ocasião, a "Turma da Colina" excursionava pelo Velho Mundo, desde 28 de junho, e já havia vencido os espanhóis Barcelona (2 x 1) e Celta (7 x 1).
Wilson Moreira e Delém
 
VASCO 5 x 0 OLARIA - São Januário estava bem ensolarado naquele domingo, para receber a visita do time da Rua Bariri. Seria jogo da segunda rodada do Campeonato Carioca-1936. A “Turma da Colina” estava bem animada, pois estreara, no mesmo estádio, vencendo o Madureira, por 3 x 1. Assim que o juiz Alderico Solon Ribeiro mandou rolar a bola, a rapaziada partiu para o massacre. O gaúcho Luís de Carvalho marcou dois gols, bem como Feitiço – Kuko completou a balaiada para o time que teve esta formação: Rey, Poroto e Osvaldo Saldanha; Oscarino, Zarzur e Calocero; Orlando, Luís de Carvalho, Feitiço, Kuko e Luna. Com gols de Luis de Carvalho (2), Feitiço (2) e Kuko. Aquela era a sexta vez em que os vascaínos encaravam aquele adversário, pelo Estadual. Estava assim a série: 12.06.1932 – Vasco 3 x 3; 11.09.1932 – Vasco 4 x 2; 14.07.1935 – Vasco 2 x 0; 29.09.1935 – Vasco 2 x 1; 29.12.1935 – Vasco 8 x 1.

VASCO 4 X 0 BANGU - Nos 12 de julho do calendário vascaíno, o Bangu não escapou de duas palmadas.  Primeiramente, em um domingo da Colina ensolarada,  pelo segundo turno do Estadual-1942, com apito de Luiz Bittencourt e gols de Xavier (2), Ademir Menezes e Orlando Rosa Pinto. Ondino Viera era o piloto da máquina, que engatou a quarta, levando como passageiros: Roberto, Florindo, Oswaldo Carvalho, Zarzur, Figliola, Argemiro, Ruy, Xavier, Ademir Menezes, Nino e Orlando. Nesta, seguramente, os "Mulatinhos Rosados de Moça Bonita" ficaram alvirrubros de vergonha. Podes crer!
 
VASCO 2 X 0 PORTUGUESA-RJ - É conhecidíssima aquela história de que o técnico Gentil Cardoso dissera que daria zebra no placar de um jogo em que a Lusa da Ilha do Governador era candidata à derrota, mas vencera o favorito. A zebra, que não galopa no “Jogo do Bicho”, não pastou em 12 de julho de 1953, no capim da Colina.  Djayr e Alfredo II colocaram o o laço em seu pescoço. Até ali, nada demais. O rolo rolou legam mesmo foi na preliminar. Os aspirantes cruzmaltinos – quem não estava no time principal – golearam a "Zebra", por 8 x 0. Vavá (3), Alvinho (3), Naninho e Hélio puxaram o cabresto.

VASCO 6 X 0 GOIÁS - Os goianos ficaram no caderninho da Colina como os "levadores" da maior goleada cruzmaltina nos 12 de julho. Amistosamente, aconteceu em 1958, um sábado, em Goiânia. A moçada deu uma de “Anhanguera”, que colocou álcool num prato, tocou fogo e ameaçou fazer o mesmo com o rio, caso os índios goianos não mostrassem o caminho da mina. Nem foi preciso tanto. Os “incendiários” Sabará, Livinho, Wilson Moreira e Waldemar estiveram impossíveis, e o Goiás entregou, fácil, o ouro aos “bandidos". Em 1958, porém, ano de Vasco supercampeão carioca e campeão do Torneio Rio-São Paulo, não era fácil segurar aquele time desbravador. DETALHE: Vasco e Goiás fizeram mais dois amistosos na capital goiana: 10.09.1968 - Vasco 2 x 1 e 01.11.1989 – Vasco 1 x 0. 
 
VASCO 3 X 1 BANGU - Em 1981, os vascaínos pegaram mais leve. Silvinho (2) e Roberto Dinamite acenderam o pavio e queimaram as redes, novamente, em um domingo, em São Januário. A arbitragem foi de Arnaldo César Coelho. Antônio Lopes era o treinador desta turma: Mazaropi; Rosemiro, Ivan, Orlando e Serginho; Dudu, Renato Sá (Zandonaide) e Roberto Dinamite; Wilsinho, Gilberto (Sérgio Pinto) e Silvinho.  

OBS: a data 12 de junho tem, ainda, Vasco 1 x 0 Bahia (1978) e  Vasco 1 x 0 Atlético-MG (2007). Na foto, reproduzida de Manchete Esportiva, Wilson Moreira (E), aparece ao lado de um outro artilheiro, Delém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário