Vasco

Vasco

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

TRAGÉDIAS DA COLINA - NA FILA

Clube de grande torcida nacional, o Vasco da Gama é assunto obrigatório em toda publicação esportiva. O número 554 da “Revista do Esporte”, que circulou com data de 18 de outubro de 1969, analisou os motivos que deixavam o time na fila há 11 anos para ser campeão carioca.
Sem autoria da análise revelada, o texto saiu corretíssimo, revelando ao leitor que não acompanhava a vida da  “Turma da Colina”  o retrato perfeito da situação.
    Para a “RE”, três eram os motivos fundamentais que deixavam os vascaínos sem taças e faixas desde 19058: política interna, azar e arbitragens.
Neste ultimo caso, a semanário lembrava que o clube, em 32 anos de vida da então Federação Carioca de Futebol  (atual Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), jamais exercera influência no setor, contando com um elemento seu na chefia do Departamento de Árbitros, o que até o “pequeno” São Cristóvão já tivera. “Se um juiz é chamado a dirigir um jogo de que participe o clube a eu esteja vinculado do diretor do Departamento de Árbitros, no momento de dirimir uma dúvida, aplica o critério universal do “in dúbio”, isto é, na dúvida, o time do chefe não sai perdendo.
A “Revista do Esporte” acrescentava um complicador a mais no quesito apito: os árbitros José Gomes Sobrinho, Gualter Portela Filho e Gualter Gama de Castro, torcedores confessos do Vasco, para provarem as sua isenções, terminavam prejudicando o clube, que tinha pavor deles.
  No tocante à política interna, afirmava a reportagem que o Conselho Deliberativo vascaíno usava “eleitores de cabresto” e os líderes não controlavam os liderados, provocando agitações durante os períodos eleitorais, o que influía negativamente na atuação do time. “Há casos de técnicos e jogadores que tomam partido nas eleições, conduzidos por maus conselheiros”, criticava o texto. Adiante, acusava jogadores líderes como conturbadores de ambiente durante as renovações de contrato de companheiros. Estes eram os itens mais graves citados pela matéria
 

                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário