Vasco

Vasco

domingo, 18 de setembro de 2016

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - AS ESPIÃS QUE SABIAM DEMAIS-2

 Em épocas mais próximas – nem tanto -, um caso sensacional de espionagem envolvendo mulheres foi armado pelo Rei Luís XV, da França, em  1754. Durante um baile, ele conheceu uma linda jovem usando cachos de cabelos loiros, encantou-se por ela, a recrutou para o seu serviço de inteligência e a enviou para a Rússia, a fim de espionar se aquele país armava alguma aliança com a Inglaterra.
Pois bem! Passando-se por Geneviève, a peça tornou-se confidente da imperatriz Elizebeth e, um dia, desapareceu da corte russa, levando para a França todos os segredos que o seu rei ansiava saber. Só que “ela” não érea “ela”, mas ele: Charles Geneviève Louise, Auguste André d´Éon de Beaumont, que prestou, depois, muitos outros serviços ao rei, frequentemente, como “ela”.
 Em 1777, quando os Estados Unidos ainda eram uma colônia da Inglaterra, o  herói George Washington tornou-se comandante de forças rebeldes e criou uma grande rede de espionagem para envolver os colonizadores, o Comitê de Correspondência Secreta, primeira ação do gênero na América. 
|Lydia em reprodução de www.classtools.net . Agradecimento.
Entre os recrutados por Washington estava a viúva Lídia Darrah, da Filadélfia. Quando os britânicos tomaram a sua casa, ela implorou por ficar, alegando ter dois filhos pequenos e não ter para onde ir. Persuadiu o comandante a atende-la e, durante uma reunião dos invasores para discussão de um grande ataque às forças coloniais, ela escondeu-se para ouvir tudo e informar aos colonos. Estes anteciparam-se aos britânicos e levaram a melhor. Botaram pra sangrar! Estes anteciparam-se aos britânicos e levaram a melhor. Botaram pra sangrar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário