Vasco

Vasco

sábado, 10 de setembro de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 10.09

                                                10 DE SETEMBRO
Os vascaínos pegaram três  times e sapecaram quatro gols, por jogo, na data 10 de setembro. As vítimas – Bonsucesso, Campo Grande e Portuguesa – eram caseiras e já estavam acostumadas a entrar para o caderninho da rapaziada, devendo muito. Antes disso, o Canto do Rio já ficara com a sua parte. Confira:  

VASCO 3 X 1 CANTO DO RIO foi na casa do adversário, o Estádio Caio Martins, em Niterói. Alzilar Costa apitou  e Ademir Menezes (2) e Lelé o obrigaram a fazer mais recomeços de jogo. Por aquele tempo, o uruguaio Ondino Viera estava montando o "Expresso da Vitória", que mandaria no futebol brasileiro pelas oito temporadas seguintes. Anote os caras do dia naquele prélio do Campeonato Carioca-1944: Yustrich, Rafagnelli e Sampaio; Figliola, Berascochéa e Argemiro; Djalma, Lelé, Isaias, Ademir Menezes e Chico.
VASCO 4 x 0 BONSUCESSO rolou em tarde de domingo, no estádio da Rua Teixeira de Castro. Ademir Menezes fez três, Maneca um, e o "Almirante" seguiu avisando que queria o título do Campeonato Carioca-1950. O técnico Flávio Costa tinha um timaço. Naquele dia, jogaram: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Lima, Alfredo II, Maneca, Ademir Menezes e Djayr.
VASCO 3 X 2 BONSUCESSO foi o placar em um outro 10 de setembro, um sábado de 1960, também pela temporada do Estadual, daquela vez jogando em casa. Amílcar Ferreira foi o apitador da partida que teve o ex-zagueiro Ely do Amparo comandando do time cruzmaltino. Sabará, de cabeça, o que não era normal, aos 24 minutos, abriu o placar. Wilson Moreira, aos 72, e Pinga, aos 73, marcaram os outros tentos desse time: Ita, Paulinho de Almeida, Viana e Coronel; Ecio e Orlando; Sabará, Delem, Wilson Moreira, Waldemar e Pinga.
 VASCO 4 x 0 CAMPO GRANDE – Goleada integrante da temporada em que os vascaínos encerraram o jejum, de 12 anos, sem o título estadual. Aconteceu em uma quinta-feira, pelo Campeonato Carioca-1970, no Maracanã,  com gols de Silva, Valfrido, Luiz Carlos e Ademir, diante de 15.715 pagantes. Elba de Pádua Lima, o Tim, era o chefe de: Andrada; Fidélis, Moacir, Renê e Eberval; Alcir, e Buglê (Ademir) Jaílson (Luiz Carlos), Valfrido, Silva e Gílson Nunes.

VASCO 2 X 0 MADUREIRA foi um outro pega de temporada em que a rapaziada ficou com o caneco, a do Estadual-1977. Orlando Fantoni armou o time que jogou na Ilha do Governador, sob apito de Giese do Couto, perante 8.396 pagantes. Helinho, aos  9, e Jorginho (contra), aos 12 minutos do segundo tempo, bateram na rede para comemoração desta formação: Mazaropi; Orlando 'Lel´' (Fernando), Abel, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário e Dirceu; Wilsinho (Guina), Helinho, Paulinho e Ramón Pernambucano.
O Dinamite era "bicho" garantido para a rapaziada
VASCO 4 x 2 PORTUGUESA-RJ – Exatos 4.930 pagantes acompanharam esta refrega válida pelo Estadual-1978, em São Januário. Apitada por Mário Rui de Souza, teve gols de Roberto Dinamite (foto), Guina e Paulinho.  O ex-atacante cruzmaltino Orlando Fantoni era o treinador dessa rapaziada: Jair Bragança; Paulo César, Orlando ‘Lelé”, Gaúcho e Marco Antônio; Helinho, Guina e Paulo Roberto; Wilsinho, Roberto Dinamite e Paulinho. Por aquela época, o Vasco era o terceiro colocado, com um ponto a menos do que o ponteiro. Naquela semana, a revista "Placar" publicou  matéria, com uma foto enorme, de Roberto Dinamite, dizendo que  o artilheiro vascaíno era "bicho certo".  A foto, aqui reproduzida, de Zeka Araújo, é da página 28, do nº 446, de 10.09.1978.

10.09.2016 - Em seu jogo de número 100, pelo Campeonato Brasileiro da Série B – disputou a divisão, antes, em 2009 e em 2014 – a rapaziada encerrou a fase, de cinco partidas sem vitórias e segue na liderança da competição, somando 44 pontos, dois a mais do quer o segundo colocado. 
Par voltar a vencer, o time vascaíno mandou a sua torcida sofrer um bocado. Abriu dois gols de frente e deixou o adversário empatar. Primeiramente, cometendo aquela falha de todas as partidas, não marcando um homem que penetra na área, mas só a bola. No segundo gol, o goleiro Martín Silva estava muito adiantado, o que faz sempre. 
Pikachu, fotografado por Carlos Gregório Junior,
de www.crvascodagama.com.br, salvou os vascaínos
em cima da hoia
O gol de abertura do placar saiu aos 24 minutos.Nenê cobrou falta, com perfeição, não  permitindo ao goleiro visitante nem se mexer. A cobrança foi do lado esquerdo das área. Aos 28 minutos, em nov jogada pela esquerda, Nenê serviu Éderson, que dominou a bola livre de marcação e chutou para o canto direito do goleiro que voltou a ficar parado no lance. No minuto seguinte, veio a falha de marcação e o gol do Oeste, que igualou o placar aos 16 minutos da etapa final.
O tento da vitória foi marcado por Pikachu, aos 46 minutos. Nenê cobrou falta, o atacante Thalles, pegou sobra de bola e cruzou para Pikachu, que chutou e fecho o placar 3 x 2. 
CONFIRA  A FICHA TÉCNICA – (10.09.2016 (sábado_ - Vasco 3 x 2 Oeste-SP: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Estádio:: São Januário-RJ. Juiz: Marielson Alves Silva-BA. Público presente: 4.903. Pagantes: 3.936. Renda: R$ 130.145,00. Gols: Nenê, aos 24; Éderson, aos 28, e Ricardo Bueno, aos 29 min do 1º tempo); Crysan, aos 16, e Yago Pikachu, aos 46 min do 2º tempo. VASCO: Martín Silva; Yago Pikachu, Luan, Rodrigo e Júlio César; Douglas Luiz, Andrezinho e Nenê; Júnior Dutra (Madson), Jorge Henrique (Éder Luís) e Éderson (Thalles). Técnico: Jorginho. OESTE: Felipe Alves; Felipe Rodrigues, Bruno Silva e Velicka (Betinho); Daniel Simões, Renan Mota, Marquinho e Rodolfo; Crysan, Mike e Ricardo Bueno (Matheus Vargas). Técnico: Fernando Diniz





A "Vascodata" 10 de setembro tem, também, em 1972, Vasco 1 x 0 Atlético-MG, e, em 1993, Vasco 0 x 0 Seleção da Índia. (Foto de Roberto Dinamite reproduzida (agradecimentos) da página 28 da revista Placar de 10 de setembro de 1978).

Nenhum comentário:

Postar um comentário