Vasco

Vasco

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 17.10

                                            17 DE OUTUBRO
Nos 17 de outubro, a "Turma da Colina" foi a campo e venceu dois times de Campos. Arrancou a coroa do "Rei", apagou o fogo de "Estrela Solitária"; remou (e venceu) contra a maré e, entre muitas outras aprontações mais, ciscou forte na frente do "Galo" e mordeu o dente do "Leão". Tem-se muito o que conferir. Vamos nessa?  

VASCO  2 X 1 VILLA NOVA-MG - Visita a São Januário do "Leão do Bom Fim", o apelido do time alvirrubro de Nova Lima. Mas a sua patota foi mal recebido pelo anfitrião, que mandou Elgen e Cordeiro balançar as suas redes, durante o amistoso de 1944.  

VASCO 5 X 1 OLARIA - São Januário é "pé quente" nos 17 de outubro. Como comprova mais ume placar, este do Campeonato Carioca-1948. Cyrill John Barrick apitou e Dimas (2), Chico (2) e Ademir Menezes tocaram lenha na caldeira do "Expresso da Vitória", que viajou naquele dia levando a bordo: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Ademir Menezes, Dimas, Ismael e Chico.  Naquela temporada, a rapaziada fez o mesmo número de vitórias (17) do campeão estadual, o Botafogo, mas ficou vice, com dois pontos a menos.   

VASCO 3 X 2 REMO-PA, valendo pelo Quadrangular Francisco Vasques-1964, no estádio com o mesmo nome do homenageado, teve Célio, aos 21; Mário "Tilico", aos 30, e Fontana, aos 40 minutos do segundo tempo, brindando a torcida vascaína na capital paraense com bola na rede.  Fernando de Jesus Andrade marcou a partida e o treinador Ely do Amparo escalou: Miltão; Massinha (Joel Felício), Caxias, Fontana e Pereira (Barbosinha); Alcir e Lorico;  Mário “Tilico”,  Joãozinho, Célio (Saulzinho) e Zezinho. 

VASCO 2 X 1 BOTAFOGO, clássico em que o atacante Célio, marcando dois gols, foi o nome do jogo, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca-1965. Com Armando Marques no apito, o time cruzmaltino, treinado por Zezé Moreira, alinhou: Gainete; Ari, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Mário "Tilico", Célio, Saulzinho e Zezinho. DETALHE: 42 dias antes, a rapaziada havia mandado 2 x 0 nos botafoguenses, no mesmo estádio, conquistando a I Taça Guanabara, criada para apontar um representante carioca à Taça Brasil, que abria uma vaga brasileira à Taça Libertadores da América. 

VASCO 2 X 1 SANTOS -  Há nove temporadas a rapaziada tentava devolver ao "Peixe" a goleada, por 5 x1, do Torneio Rio-São Paulo de 1961. Só que, naquela década, era impossível tentar, pois o clube “alvinegro praiano” montara o melhor time de futebol do planeta e tinha o seu camisa 10, o “Rei Pelé” no auge (foto de 1969).
Muito bem! O tempo passou, a bola rolou, chegou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”, para tirar o glamour da disputa entre os dois maiores centros do futebol nacional e tornar-se o embrião do atual Brasileirão, chamado, inicialmente de Taça de Prata. E, um dia,  aconteceu: sábado, 17 de outubro de 1970. O time santista, campeão paulista-1969, era fortíssimo. N os últimos 11 anos, havia ganho nove títulos, inclusive um tri estadual. Que viesse o Vasco!
 O pernambucano Sebastião Rufino mandou rolar a bola, no Maracanã. A galera estava na expectativa de assistir mais um show de bola do “Camisa 10”. Só que o destino, naquele dia, trocou o brilho da camisa fatal. O 10 cruzmaltino, Walter Machado Silva, compareceu às redes por duas vezes, enquanto o 10 santista, Edson Arantes do Nascimento, ficou devendo naquele que fora o seu jogo nº 980, quando contava 1.053 gols.  

 Para derrubar o “Rei”, o “Almirante” foi malandro. Prometeu pagar o prêmio pelo título carioca de 1970, além de colocar os salários em dia. Assim, com “doping financeiro”, Luís Carlos Lemos abriu o placar, aos 6 minutos; Benetti aumentou, aos 20; o “Batuta” Silva ampliou, aos 26, e fez 4 x 0, aos 34, tudo no primeiro tempo. Na segunda etapa, Douglas marcou o tento de honra da “Turma do Rei”, aos 24 minutos. Mas o estoque vascaíno ainda não havia terminado. Aos 45, Gílson Nunes fechou a conta. Maior vitória do Vasco sobre Pelé. 

Treinado por Elba de Pádua Lima, o Tim, a "Turma da Colina" daquela noite de sonho foi: Élcio; Fidélis, Joel Santana, René e Eberval; Benetti e Ademir; Luís Carlos Lemos (Willy), Dé (Kosilek), Silva e Gílson Nunes.  O Santos teve: Cejas; Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado (Marçal), Djalma Dias e Rildo; Clodoaldo, Lima (Douglas) e Nenê; Davi, Pelé e Edu.  Renda: Cr$ 98 mil,565,00 cruzeiros.
DETALHE: antes daquele "Duelo e Jaquetas 10", Pelé e Silva haviam formado a dupla de ataque da última partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo-1966. (Fotos reproduzidas da revista Placar. Agradecimentos).

VASCO 2 X 2 AMÉRICA-RJ, também valendo pelo Brasileirão, à época chamado de Campeonato Nacional, rolou no Maracanã, em 1971, com Buglê e Ferreti "tilintando" o filó.  

VASCO 1 X 1 COMERCIAL DE CAMPO GRANDE-MS, pelo Nacional-1973, com gol de Roberto Dinamite, fora de casa.

VASCO 3 X 1 AMERICANO-RJ, valeu pela segunda fase do Campeonato Basileiro-1976, em São Januário, com Roberto Dinamite, aos 10 e aos 41 minutos, e Luís Carlos Lemos, aos 16,  construindo o placar. Na ocasião, a rapaziada estava comandada por um dos nomes poucos lembrados dos treinadores que passaram pelo clube, Paulo Emílio Frossard, campeão carioca-1975 e das Taças Guanabara-1975/1976. Ele escalou: Mazaropí; Toninho, Marcelo, Argeu e Marco Antônio; Zé Mário  e Galdino; Luis 'Fumanchu", Roberto Dinamite, Dé e Luís Carlos.

VASCO 2 X 0 GOYTACAZ-RJ, programado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, fez parte das quarta temporada da entidade e representou o compromisso 3.207 da "Turma da Colina. Jogado no Maracanã, com arbitragem de José Roberto Wright, levou público pequeno ao estádio, 8.275. Paulinho Massariol, aos 50 segundos, e Roberto, aos 25 minutos do primeiro tempo,saíram para o abraço de: Leão; Orlando 'Lelé', Gaúcho, Ivã e Marco Antônio; Zé Mario e Dudu; Katinha; Roberto Dinamite , Paulinho (Afrânio) e Wilsinho (Zandonaide)  

VASCO 3 X 2 FLUMINENSE teve duas visitas de Roberto Dinamite, e uma de Cadu, às redes tricolores, no Maracanã, pelo Estadual-1982. Placar integrante da campanha do título cruzmaltino da temporada estadual, decidida em um torneio triangular contra América e Flamengo.   clássico com o time das Laranjeiras teve apito de Luís Carlos Félix, presença de 36.261 pagantes,  e o "Almirante" navegando com esta patota no leme de sua esquadra: Mazaropi; Rosemiro, Nei, Celso e Pedrinho, Serginho, Geovani, eDudu (Ernâni); Pedrinho, Gaúcho, Roberto Dinamite e  Silvinho (Marquinho). 

VASCO 3 X 0 MADUREIRA foi pouco prestigiado pela galera, apenas 2.877 pagantes. Não importou para  Carlos Alberto Dias, aos 17; Roberto Dinamite, aos 61, e  Luisinho Quintanilha, aos 89 minutos Eles não perderam a motivação e foram ao filó, comandados por Joel Santana, naquela segunda rodada do Estadual-1992, que teve taça nas ´prateleiras da Colina. Time do dia: Carlos Germano; Luis Carlos Winck (Sidnei), Jorge Luis, Alexandre Torres e Cássio; Luisinho, Leandro, Bismarck e Carlos Alberto Dias; Edmundo e Roberto (Valdir 'Bigode).

VASCO 2 X 0 FLUMINENSE é do Brasileirão-1993, no Maracanã, com Valdir 'Bigode', aos 39, e Pedro Renato, aos  42 minutos do segundo tempo,  escrevendo no placar. Valter Senra apitou aquele clássico, no Maracanã, assistido por público decepcionante, 11.840 pagantes. Alcir Portela estava como treinador e escalou: Carlos Germano; Ayupe, Jorge Luís, Alexandre Torres e Cássio; França, Leandro, Geovani (André Pimpolho) e William (Hernande); Valdir e Pedro Renato.

VASCO 2 X 0 ATLÉTICO-MG, em 2000, representou, pela primeira vez, a chance de a rapaziada  passar à segunda fase da Copa Mercosul. Jogo em São Januário, com Romário abrindo a conta, aos 18 minutos.  Juninho Paulista pegou rebote de bola trave, aos 27, e definiu o placar para o time do técnico Oswaldo de Oliveira. O apito ficou com Carlos Eugênio Simon-RS, o público foi de 2.174 pagantes e a renda não foi divulgada. Hélton; Clébson, Odvan, Júnior Baiano (Geder) e Jorginho; Henrique, Paulo Miranda, Juninho Pernambucano (Pedrinho) e Juninho Paulista; Euller (Viola) e Romário foi o time.

VASCO 3 X 2 CERRO PORTEÑO-PAR, em casa, foi da Copa Mercosul-2001. Léo Lima, Paulo César e Ely Thadeu brilharam na rede. 

A "Vascodata" 17 de outubro tem, ainda VASCO 0 X 0 SANTA CURZ-PE, pela COPA UNIÃO-1987. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário