Vasco

Vasco

domingo, 2 de outubro de 2016

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - AS ESPIÃS QUE SABIAM DEMAIS- 4

Em 1861, os Estados Unidos estavam em guerra civil. Em Washington, a vida social gravitava em torno de Rose O´Neil Greenhow, simpatizante dos confederados. Cercada pelas pessoas mais importantes da elite local, incluindo políticos e líderes militares, ninguém poderia coletar mais informações do que ela, que tornou-se espiã confederada.
Rose Greenhow foi contada em livro
 Foi graças aos segredos arrancados, na cama, de líderes do Comitê de Assuntos Militares e do comando das forças das União, que Rose levou ao confederados, em julho daquele 1861, a uma grande vitória em luta travada em Virgínia. Ela levantou o número exato de combatentes unionistas e a sua tática para o confronto, levando-os ao seu primeiro recuo  na ofensiva guerreira. Fez a União ver que a guerra não seria rápida, mesmo com o adversário tendo menos contingente e sendo considerado mais fraco.
Como o  revés uninonista fora chocante, desconfiou-se de Rose Greenhow, que  foi presa, após ser espionada arrancando informações de um oficial que servia no gabinete do presidente dos Estados Unidos.  Rose recusou-se a dar qualquer informação sobre os seus contatos. Como a lei do país não previa fuzilamento para mulheres espiãs, que eram trocadas por outros prisioneiros, Rose livrou-se da cadeia e foi enviada, pelos confederados, para trabalhar pela sua causa, em 1862, junto aos ingleses. Dois anos depois, quando voltava para cassa, o navio que a trazia encalhou e ela afogou-se. Virou uma lenda.
 Enquanto Greenhow espionava para os confederados, uma outra mulher fazia o mesmo no estado da Virgínia. Mas para a União. Elizabeth van Lew, era o nome da moça, que cuidava de prisioneiros unionistas hospitalizados e os ajudava a fugir.
Elizabeth bisbilhotava conversas de moradores de Richmond, a sua cidade, enviava relatórios a Washington, usando seus ex-escravos (era abolicionista), pois os sulistas os consideravam deficientes, mentalmente. Só não fez mais por não ter noção de inteligência militar, o que a impediu de levantar mais sobre forças e intenções confederadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário