Vasco

Vasco

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - CARTER

1 - Rolava o 12.10.1987. No Maracanã, o Vasco pegava os corintiano, pela Copa União. Era um dia dedicado à  padroeira do Brasil e a moçada preferiu ir à praia. Só 6.339 torcedores compareceram ao jogo. Quem não foi perdeu um show de Romário. Mas quem abriu a festa foi  Vivinho, aos cinco minutos. O lateral-direito gaúcho Paulo Roberto, numa "pixotada espetacular", marcou um gol contra, 11 minutos depois: 1 x 1. Sem problemas: aos 21, Romário colocou a "Turma da Colina", novamente,  na frente do placar: 2 x 1. No segundo tempo, ele fez mais um, aos dois minutos. E, aos 17, fechou a conta. O Vasco do dia goleou com: Régis; Paulo Roberto, (Milton Mendes), Donato e Mazinho; Josenilton (Humberto), Luiz Carlos e Oswaldo; Vivinho, Romário e Zé Zérgio. 

2 –   O zagueiro Abel Braga, uma das principais peças defensivas das equipes vascaínas da década-1970, estreou como “xerifão” da zaga em 19.02.1976, em amistoso no alagoano Estádio Rei Pelé, em Maceió, com o “Almirante” colocando na maleta Cr$ 80 mil cruzeiros de cota, uma boa grana. Foi o compromisso 2.913 da rapaziada, que o venceu, por 1 x 0, com gol marcado pelo meia Jair Pereira. Para a estreia do Abelão, foi anunciadas esta escalação: Mazaropi; Toninho, Abel, Renê e Alfinete; Lopes, Zanatta e Zandonaide;  Luís Fumanchu, Roberto Dinamite e |Luiz Carlos Lemos.  

3 -  Em 25.07.1976, o então govenador Jimmy Carter, do norte-americano estado da Geórgia, visitava o Rio de Janeiro e manifestou ao governador Chagas Freitas o desejo de assistir uma peleja no Maracanã. A tabela do Estadual marcava Vasco x Botafogo, com Armando Marques no apito.  O futebol ainda não era bem difundido nos Estados Unidos e Carter passou o jogo inteiro perguntando por nomes do atletas, a importância da jogada que acabara de assistir e porque certos lances foram praticados. Quanto ao jogo, ficou no 1 x 1, com Dé “Aranha” comparecendo à rede para este time que o técnico Paulo Emilio que escalou: Mazaropi; Gaúcho, Abel Braga, Renê e Marco Antônio; Zé Mário, Luís Carlos Martins e Helinho; Luís Fumanchu (Marcelo), Dé e Roberto Dinamite. O clássico teve público de 42 mil pagantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário