Vasco

Vasco

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

CORREIO DA COLINA - VASCORINTIANO

“Sou carioca vascaíno, mas vim trabalhar, como médico, em São Paulo, onde conheci a minha esposa Priscila, que é colega de trabalho e corintiana fanática. Para não destoar dela, faço de conta que torcemos juntos, quando ela me carrega para os jogos do clube, formando um grupo de médicos fanáticos pelo Corinthians. A turma é tão fanática que programa até passeio ao antigo estádio alvinegro (foto). Por sinal, só por lá fiquei sabendo que tinha o nome de Alfred Schürig. É o tal de Parque São Jorge, no bairro Belemzinho, onde está a sede social. Já ouvi uma história de que os dirigentes do Vaco ajudaram os corintianos a comprar aquele terreno. É verdade?” Nélson Andrade R. Filho, de São Paulo.  
 
Foto reproduzida de livro sobre a história corintiana
“Seguinte, vascaíno: quem falou isso pra você fez confusão. Na verdade, os cartolas cruzmaltinoss ajudaram os dirigentes palmeirnenses na compra do terreno do Parque Antárctica, porque o proprietário era amigo da turma de São Januário, que serviu de intermediário. O Kike já publicou esta história.
Para você dar uma puxadinha de saco na Doutra “Pri”, anote aí alguns dados pesquisados pelo Kike: o Parque São Jorge foi comprado, em 18 de agosto de 1926, de Assad Abdalla e Nagib Salem, por 750 contos de réis (peça ao economista do seu  hospital pra fazer a atualização monetária), com o vendedores dividindo tudo em 144 prestações mensais (até 1937). Mas morderam 40 contos de reis, de entrada.
O estádio chama-se Alfred Schürig porque este rico  homem doou ao clube 227 contos, 375 mil e 100 réis – dívida liquidada em 5 de abril de 1937, com atrasos no pagamento durante a gestão do presidente Ernesto Cassano. A inauguração foi em 22 de julho de 1928, em Corinthians 2 x 2 América-RJ, perante duas mil almas. De lá para cá, foram 484 jogos no local, com 356 vitórias, 65 empates e 63 derrotas. Marcou 1.345 gols e levou 491. O último jogo rolou em 3 de agosto de 2002, em Corinthians 1 x 0 Brasiliense. Valeu?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário