Vasco

Vasco

sábado, 29 de abril de 2017

O VENENO DO ESCORPIÃO - 22 - AS PERIPÉCIAS DOS ASTROS DO PLANETA

1 – Em 1976, o governo da então União Soviética, permitiu ao ex-campeã mundial de xadrez, Boris Spassky, passar um ano vivendo em Paris, porque a sua mulher  Marina Stcherbatcheff era francesa. Mas com uma condição: não disputar nenhuma competição. Motivo: os soviéticos estavam irritados com a deserção de  Victor Korchnoi, que fora competir na Holanda e dera no pé.
UM DEU UMA DE MALANDO NO TABULEIRO E SOBROU PARA O OUTRO.

2 – Em 1977, o senador Franco Montoro-MDB-SP apresentou projeto ao Congresso Nacional, propondo eleição direta para senador e gove2rnador. Seu colega Eurico Rezende, da ARENA-ES. Seu colega Eurico Rezende, das ARENA-ES, e o deputado Francelino Pereira-MG, do mesmo partido, disseram que a proposta só serviria para as baratas e as muriçocas se dvertirem sobre a poeira dos papeis onde estava escrita. Resposta de Montoro: “Eles são candidatos aos governos de seus Estados e só precisam de um voto para serem eleitos, o do presidente da República, que os indica”.
Reproduzido de foto de divulgação partidária


3 – Ainda em 1977, o deputado Amaral Furlan-ARENA-SP, candidato a senador indireto, indicado pelo presidente Ernest Geisel, viajaria em um mesmo avião onde  estaria o senador Paulo Brossar-MDB-RS. Quando um amigo comum tentou aproximá-los, ates do embarque, Furlan avisou-lhe: “Não falo com senador direto”.

4-  No dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, é ponto facultativo, isto é, só trabalha quem quer. Como ninguém quer... A data festiva foi criada, em 1939, pelo Estado Novo. O funcionário público ganhou, também, em 1952, a “licença-prêmio”, que lhe dava três meses de férias, após cada cinco anos de trabalho. Abolida, em 1997, para servidores federais, no entanto, segue “imexível”  em vários Estados.

5 -  O escritor norte-americano Norman Mailer dizia que, depois de Ernest Hermingway, quem mais influenciara a estilística da literatura do seu pais no Século 20, fora Henry Mille.  Mas ressaltava: “Quando Miller é ruim, ninguém o supera. Até nisso ele é o maior. Chega a ser o pior dos grandes escritores ruins” – é rúim, hem! 

6 – Em 1610, ao voltar a residir em Strafford-on-Avon, o inglês  William Shakespeare escreveu uma de suas obras mais conhecidas, “Henrique Oitavo”.  O “Henricão” fora o cara que mandou cortar as cabeças de duas esposas, pra traçar outras “perseguidas”. A filha dele, Elizabeth I, também foi cortadora de cucas. E uma irmã dela, Maria Tudor, a terrível “Bloody Mary”, diziam beber sangue de quem não fosse católico. Era a versão feminina do Drácula. Que família! Quanto ao livro sobre Henrique Oitavo, matou Shakespeare de cansaço. Depois dele, só escreveu mais um. E pendurou as chuteiras.   

7 – Pelo final da década-1970, a atriz Zezé Mota, que interpretou Chica da Silva no cinema, declarava-se  torcedora do Flamengo e contava que, por estudar em colégio interno, mesmo sendo uma crioula do Rio de Janeiro, fazia de tudo para se branquear. Naquele internato, só branco tinha vez. Logo, as coisa não estiveram rubro-negras para ela, mas alvinegras.    

8 – Os maiores cronistas das revoluções soviética de Lenin e chinesa de Mao Tsé-tung, e foram dois jornalistas norte-americanos, John Reed e Edgar Snow.  O primeiro quando volto aos Estados Unidos, fundou por lá o Partido Comunista Operário Norte-Americano. Não demoraram a correr com ele, que foi bater as botas na União das Repúblicas Socialista Soviética, onde pegou tifo. Não fez uma boa viagem. De sua parte, Snow considerava Mao o maior de todos os homens que conhecera. Mesma opinião, anos depois, de Henri Kissinger. Os norte-americanos fizeram que não ouviram o que este último falou, pois o nomearam Secretário de Estado, o segundo cargo mais importante no governo do pais.   

Foto reproduzida de capa de livro

9 -  Os milionários gregos Aristótelis Onassis e Stavros Niarchos eram rivais em tudo, principalmente aquando viam um “pé de cabra”. Stavros, que era concunhado de Onassis, chegou a casar-se com a cunhada, tornando-se marido  da ex-mulher do cunhado. Dá pra sacar?  Que rolo!

10 – Entre 1963 e 1976, a gatérrima Judith Campbell Exner escondeu um segredo “duca”: já que diziam que ela fazia tabelinha (na horizontal) com o presidente norte-americano John Kennedy e o chefão da Máfia, Sam Giancana aproveitou para muito mais: disse que a sua “perseguida” provocava um tremendo furor, também, na CIA, no FBI e no  Secretário de Justiça Bob Kennedy. Além de cantor Frank Sinatra e a sua patota. Será que dava boa tarde, boa noite, para tanta gente,de graça?   

11 – Enquanto o casamento da Rainha Elizabeth II seguia (e segue) firme, com o príncipe Phillipe, o da irmã Margareth degringolou, nos intempestivos anos -1970. Os súditos acharam ruim, menos a “Magá”, que já estava com 46 velinhas apagada. Enquanto os outros choravam, por ela, a própria foi visitar um amigo, com a metade da sua idade, o garotão hippie Rody Llewellyn, que vivia em uma comunidade rural de Wilshire, e o carregou para o seu retiro predileto, em Peebleshire, na Escócia. Ao chegarem por lá, a princesa comprou  duas suéteres para o carinha, uma azul e a outra amarela. Segundo os indiscretos jornalistas que a perseguiram e publicaram isso, uma suéter combinava com a cor dos olhos do namoradinho, e a outra com a cor da sua cueca. Pergunta-se: como os jornalistas descobriram a cor da cueca do carinha?   
12 - Não havia Operação Lava-Jato, pelos inícios da década-1960. Mas candidatos à cadeia haveria, de montão. “Escreveu Hélio Fernandes na revista Mundo Ilustrado: “Agora, que a capital (do país) já mudou (precária e simbolicamente), o governo não tem mais a desculpa idiota e imbecil de que não aceita inquérito na Novacap (companhia construtora de Brasília)... Se ele for feito, a opinião pública vai estarrecer-se com...com as fortunas fabulosas que se construíram junto com a nova capital” – o Cine Brasília ficou devendo esta. Não anunciou que reprisaria este filme 55 anos depois.  
Ilustração de Jililliamz para a revista "Brasília Em Dia". Agradecimento
pela reprodução por este blog que não é comercial.

13 – Mais uma denúncia de Hélio Fernandes, na mesma época: “Alguns deputados e senadores compraram vários terrenos em Brasília e revenderam com lucros enormes. Cada mansão, com 20 mil metros quadrados, está sendo vendida aos parlamentares por CR$ 500 mil cruzeiros (prelo de liquidação), para ser paga em oito anos. O lucro, no dia seguinte ao da compra, é fabuloso”. A Lava-Jato da época, então, investigaria o “Brasilião”, já que não havia o “Mensalão” e nem o “Petrolão”. 

14 – A milionária Cristian Osassis, aos 25 anos de idade, herdeira do Ari, conheceu um ricaço alemão, Alexander Andradis, de 31 e herdeiro de um banqueiro, namoraram por um mês e casaram-se. Rapidinho, se separaram, o que não surpreendeu as amigas da moça. Pouco depois, o Alex levou um tombo de sua moto e fraturou uma das pernas. Cristina foi visita-lo e escreveu no gesso: “Da próxima vez, tenha mais sorte” Com quê? Com a escolha da có-piloto?
 
                         DA COR DA CARREIRA DE JEGUE 

Em novembro de 2016, Wellington Moreira Franco ocupava o cargo de Secretária do Programa de Parceria de Parcerias de Investimento. Como este nome era muito grande, o presidente Michel Temer, professor de Direito Constitucional, o nomeou para um cargo no qual teria foro privilegiado. Dois anos antes, o Diário Oficial da União  havia circulado com a nomeação de Evaldo da Silva para o cargo de substituto eventual do coordenador-geral da Coordenação-Geral de Produção Associada e Desenvolvimento Local do Departamento de Qualificação  e Certificação de Produção Associada ao Turismo da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo – este, com certeza, escapou de ser promovido a Papa, o primeiro Papa brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário