Vasco

Vasco

quarta-feira, 26 de abril de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - 7 X 0 FLA

1 -  A década-1930 foi para nenhum torcedor do glorioso Club de Regatas Vasco da Gama reclamar. Vejamos: em 26 de abril de 1931, a rapaziada mandou a maior goleada no maior rival, o Flamengo: 7 x 0. Quando o placar estava 4 x 0, o adversário arrumou uma briga, no que se apegou a “imprensa rubro-negra” para noticiar o clássico. Menos o “Jornal do Brasil”, informando que os vascaínos comandaram a partida do início ao fim.  

2 – Em 1931, o Vasco tornou-se o primeiro clube carioca e segundo brasileiro a excursionar à Europa. Antes dele, em 1925, viajara o Paulistano, que parou pouco depois. Dos 11 jogos disputados no “Velho Mundo”, o time vascaíno venceu oito e empatou um.   

3 – Começava, oficialmente, a era do futebol profissional brasileiro. Todos os  clubes seguiram o Vasco e passaram a ter negros e brancos pobres, o que só a “Turma da Colina” tivera a coragem de fazê-lo, em 1923, quando inaugurou a democracia racial e, de quebra, foi o campeão carioca.

4 – O Vasco recontratou Fausto dos Santos e contratou o zagueiro Domingos da Guia e os atacantes Gradim e Leônidas da Silva. Com os quatro negros, o time ficou fortíssimo e conquistou o seu quarto título de campeão carioca.

5 -  Rolava um racha no futebol carioca que teve dois campeonatos, em 1936. Devido brigas com o Flamengo, no remo, o Vasco saiu da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos e foi para uma nova entidade, a Federação Metropolitana de Desportos. Com Feitiço no ataque, levou o título de sua liga.
 
6 – Vasco e América lideraram a pacificação do futebol carioca. Possibilitaram a criação da Liga de Futebol do Rio de Janeiro e o surgimento do “Clássico da Paz”, para marcar o surgimento de um novo tempo. Em 31 de julho de 1937, os cruzmaltinos venceram o primeiro daqueles duelos, por 3 x 2.

7 - Em 1938, o Flamengo convidou o Vasco para inaugurar o seu estádio, na Gávea. Há 10 anos, o clube rubro-negro vivia como cigano, até ganhar um terreno da Prefeitura do Rio de Janeiro. Então, a rapaziada foi lá e mandou 2 x 0. De lá para cá, o Fla virou freguês do Vasco, em seu próprio campo. Perdeu seis e ganhou cinco.

8 - Surgiu no futebol brasileiro, por causa de um jogador vascaíno, o termo “gandula”, para o apanhador de bolas. Tudo porque o atacante argentino Bernardo Gandulla tinha o hábito, quando estava no banco dos reservas, ir buscar todas as bolas chutadas para fora.  

Um comentário:

  1. Vale também lembrar que nos anos 30 aconteceram grandes eventos em São Januário (canto orfeonico Vila Lobos, Congresso de Educação 1935). em 1935 trouxemos pela primeira vez ao Brasil Boca e River. Em 1930 São Januário hospedou militares vitoriosos da revolução de 1930. Poucos sabem deste fato

    ResponderExcluir