Vasco

Vasco

quarta-feira, 17 de maio de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - PRIMEIRÃO

1 - O Vasco disputou o primeiro jogo do novo Estado da Guanabara. Rolou em 24 de abril de 10960, no Maracanã, e pelo mesmo Torneio Rio-São Paulo, empatando com o Santos, por 0 x 0. Pela  “Turma da Colina” estiveram: Barbosa; Dario, Bellini e Coronel; Barbosinha (Brito) e Écio; Sabará, Waldemar, Delem (Cabrita), Pinga e Roberto Peniche. Do outro lado, “Ele”, o glorioso “Rei do Futebol”, entrou nesta escalação: Laércio; Feijó, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho (Ney), Pelé e Pepe (Tite). A renda foi de Cr$ 656 mil e 519 cruzeiros e o apito de um sujeito que entrou para a história do futebol brasileiro por ter sido o primeiro a expulsar Pelé de campo: Catão Montez Junior.
2 - Em 31 de março de 1928, o Vasco enfrentou o uruguaio Montevidéu Wanderers, para inaugurar as arquibancadas atrás de uma das balizas e os refletores do seu estádio. Venceu, por 1 x 0, com um gol olímpico de Sant'Anna, no segundo tempo. Torcedores fanáticos dizem que foi o primeiro do mundo, naquela situação. Lenda! Pode ter sido o primeiro do Brasil, pois em 2 de outubro de 1924, em Argentina 2 x 1 Uruguai, o argentino Onzari já havia marcado o gol batizado por “olímpico”, um sarro nos uruguaios que, em junho, haviam voltado da França com a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos.
3 - Em 1986,  Romário ainda era uma promessa. O Vasco levou-o para disputar a Taça Cidade de Juiz de Fora-MG e o danadinho mandou duas bolas no filó, nos 4 x 1 Tupi, que tivera por grafia pioneira Tupy Foot-Baal Club. Com aquilo, a rapaziada vascaína seguiu invicta na cidade diante do adversário mineiro. Em 10 amistosos e esta carregada de caneco,  o Almirante somou  sete vitórias e quatro  empates. Antônio Lopes era o treinador que escalou:  Paulo Sérgio; Paulo Roberto, Donato (Morôni), Fernando e Paulo César; Vítor, Geovani, e Mazinho (Santos); Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário