Vasco

Vasco

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

OS XERIFES DA COLINA - CLAREL-22

Em 1941,  o Grêmio-RS precisava, urgentemente, de um bom zagueiro central. De preferência, com o mesmo futebol, ou que se aproximasse do mostrado pelo aposentado Luiz Luz, jogador de Seleção Brasileira. 
Pela cara, mando dizer que era um "xerifão".
Os jogos se sucediam e ninguém aprovava. Um dia, o clube constatou que o seu grupo contava com um rapaz, de 19 de idade, que demonstrava pinta de “xerife”. Conferiram a sua ficha e promoveram Clarel Reynaldo Kauer ao time titular.
Em Montenegro, cidade onde nascera (13.10.1922), os seus amigos vibraram. Mas ele estava muito mais preocupado em segurar o seu emprego em uma biblioteca e estudar para ser um advogado, pois futebol, na época, não era coisa de futuro.
Com as boas partidas que vinha fazendo, chegou um momento em que Clarel precisou se decidir entre os livros e a bola. Ficou com a segunda opção e nunca se arrependeu.
 Atleta típico das zagas gaúchas, com boa estatura e físico forte, ganhava sempre as bolas pelo alto. Quando era preciso deixar a técnica de lado e usar a rispidez, no lance, mandava ver. Tornou-se o melhor de sua posição nos pampas, ajudou os gremistas a ganharem dois Estaduais e despertou a cobiça de Flamengo e Vasco da Gama, que levou a melhor.
Convocado para os treinamentos da Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo-1950, Clarel não chegou até lá. Mas, em março do ano seguinte, os vascaínos foram a Porto Alegre, com um checão de Cr$ 500 mil cruzeiros, e o levaram para a Colina. Estreou em.... de 1951, em Vasco x São Paulo.  Durante o Campeonato Carioca da temporada, atuou em  17 dos 20 jogos, pela formação-base: Barbosa; Augusto e Clarel; Ely, Danilo e Alfredo (Jorge); Tesourinha, Maneca, Edmur, Ipojucan e Friaça – os titulares Ademir Menezes e Chico passaram várias rodadas fora do time, devido lesões.
Clarel ficou par a temporada-1952 e participou de alguns prélios do Torneio Rio-São Paulo. Em seguida, mesmo respeitado por colegas, treinadores e crônica esportiva carioca, decidiu voltar para o Rio Grande do Sul e o seu Grêmio. Em 1953, saiu de campo. Viveu por 70 temporadas, até 29 de janeiro de 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário