Vasco

Vasco

domingo, 1 de outubro de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - JAIR 'JAJÁ'

1 - Em Vasco  4 X 0 Bonsucesso, do Campeonato Carioca-1939, os gols forasm gritados em espahol. Foi um dia de comemorações dos “gringos" em território brasileiro. O uruguaio  Villadónega  marcou três gols e o argentino Gandulla um.  O time vascaíno alinhou: Chiquinho, Agnelli e Florindo; Dacunto, Zarzur e Argemiro; Lindo, Alfredo, Villadóniga, Gandulla e Orlando.
 
 2 - A tarde d0 26 de novembro de 1950, no Maracaznã, foi de goleada (4 x 1) pra cima do maior rival, o Flamengo. O meia Ipojucan  marcou três e Alfredo II o outro. Era a segunda vez em que a rapaziada batia nos rubro-negros, pelo Campeonato Carioca da temporada. No primeiro turno, mandara 2 x 1. 

 3 - Vasco 7 x 1 São Paulo é a maior goleada desse encontro que rola desde o amistoso em 4 de junho de 1940. Valeu pela 26ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro-2001, em São Januário, com apito de Carlos Eugênio Simon-RS. No primeiro tempo, a rapaziada até pegou leve. Só dois gols, por Gilberto e Euller. No segundo, aos 3 minutos, Romário fez o seu primeiro. Bisou o feito, aos 22. Passado um minuto, foi a vez de Léo Lima. Guloso, Romário beliscou mais um, aos 26. E Dedé fechou a conta. Paulo César Gusmão era o treinador vascaíno. O São Paulo fez o golzinho deles, aos  45 minutos do segundo tempo, sob o comando der Nelsinho Baptista.
4 – Jair Rosa Pinto foi um dos jogadores de chute mais forte que passaram por São Januário. Era franzino, tinha as pernas finas e nã sabia a razão de possuir chute tão assustador.  Quando não era mais vascaíno, mas flamenguista, Jair sofreu por causa do “Almirdante”. Durante um jogo ente os dois rivais, ele perdeu um gol e jogava mal. E o Flamengo que vencia, por 2 x 0, levou virada de placar, para 5 x 2. Foi quando surgiu a lenda de que a torcida rubro-negra havia queimado a sua camisa, após o jogo, pois saíra do seu corpo completamente seca. Jair sempre negou, garantindo que a jaqueta ficara com ele. Pelo final de carreira, ele voltou a vestir a camisa vascaína, pelo Combinado Vasco-Santos, em 1957, como mostra esta foto reproduzida da revista carioca Fatos & Fotos, onde aparece ao lado do treinador

Nenhum comentário:

Postar um comentário