Vasco

Vasco

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - CHICO MIL

Durante a década-1960, uma das figuras mais queridas de São Januário era o roupeiro Chico. Quem muito o curtia era o goleiro Valdir Appel, que conta  várias histórias sobre o cara. Uma delas é a da camisa 1000.
Antes, Pelé havia vestido a camisa vascaína, em 1957, pelo
Combinado Vasco-Santos, que o levou à Seleção Brasileira
Relembra Valdir, que estava no banco dos reservas vascaínos, quando Pelé marcou o milésimo – 19.11.1969 –,  uma grande comemoração tomou conta do gramado do Maracanã. Então, Chico,  misturou-se a jogadores, repórteres e curiosos, e conseguiu vestir a jaqueta cruzmaltina no "Rei", com o número 1.000 às costas, usada na volta olímpica. Depois do jogo, o Chico ainda conseguiu réplicas autografadas, pelo craque, da bola e da camisa.
Valdir diverte-se contando, também, o que rolou em um Vasco x Botafogo, no mesmo Maracanã. “Levei uma bolada na coxa esquerda e caí, contorcendo-me por tanta dor. O socorro do Chico foi rápido. Ele ajoelhou-se do meu lado e, sem querer, jogou éter no meu “saco”. Sai do chão, como um saci, pulando com uma perna só e urrando de dor. Gritei: Chico, seu filho duma égua.Vou te matar". O Chico saiu correndo e eu atrás dele. E o povão rindo, sem entender o que estava acontecendo".
Chico começou no Fluminense, em 1965, levado pelo médico Arnaldo Santiago. Em 68, um outro médico, Luiz Leão, o levou para o Vasco. Trabalhou para o time campeão carioca-1970 e foi o primeiro massagista do Volta Redonda (fundado em 1976), indicado por gentona, como o então presidente da CBD, Heleno Nunes,  Flávio Costa  e Paulinho de Almeida (ex-treinadores do Vasco).
Reprodução da revista "Grandes Clubes".
 Em 1982, Chico foi para o Sharjah, dos Emirados Árabes, campeão-1983 e ficou até 1985. Em 1986, esteve no Schamal, do Catar, campeão da 2ª divisão. Depois, andou pelo Catar Clube e a seleção do Catar, até 1994, ficando campeão da Ásia com o treinador Dino Sani. Parou em 1994.
  Chico assim como a camsisa que vestiu em Pelé, vivia a mil. Fora do futebol, nas horas vagas trabalhou como terapeuta de madames e pintor paisagístico. Chegou a vender 24 quadros numa exposição na "Cidade Maravilhosa" e, ainda negociava, placas publicitárias no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Ele mesmo pintava os outdoors. Grande Chico! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário