Vasco

Vasco

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

CLUBE DOS ESQUECIDOS – WANDERLEY

 Irmão de Valdo (maior rtilheiro da história do Fluminense), o também atacante Vanderlei começou com um bom futuro, em São Januário. Tanto que, em 1960, foi convocado para a seleção canarinha que disputou os Jogos Olímpicos de Roma, na Itália.
 Na época, os convocados brasileiros tinham idade que poderiam, ainda, serem aproveitados pelos times juvenis dos seus clubes, embora mutios já fossem tituares absolutos em seus lcubes, casos de Dary e Nonô, no Fluminense; Roberto Dias, no São Paulo; Gérson, no Flamengo, e China, no Botafogo.
Da parte de Vanderley, ele era reserva do ponta-direita Sabará, titularíssimo, absolutíssimo de sua posição no time do “Almirante”. O máximo que conseguira fora disputar algumas partidas do time A cruzmaltino, afinal o glorioso Onophre de Sousa, como exigia ser escrito, era o único ponteiro respeitado por Nílton Santos, considerado o melhor lateral-esquerdo da história do futebol.
Vanderlei ganhou um certo prestgio ao disputar duas partidas do ecrete canarinho olímpico – 26.08.1960 - Brasil 4 x 3 Inglaterra; 29.08.1960 – Brasil 5 x 0  Formosa e 01,09.1960 – Brasil 1 x 3 Itália –, tend marcado um gol, aos 69 minutos da partidas cntgras os ingleses. Mas na volta dos campos italianos, ele  não conseguiu ser nem uma sombra para Sabará. O Vasco, então, o mandou para a Portuguesa Santista, em 1961.
 Encerrado o seu contrato no futebol paulista, Vanderlei disse não ter se adaptado ao novo clube e voltou ao Rio de Janeiro, pensando em encerrar a carreira. Por sorte, o irmão Valdo tinha muito prestígio no futebol espanhol e conseguiu encaminhá-lo ao Elche.
 DETALHE: Jornais e revistas escreviam Wanderley com “V”, da mesma forma que Valdo. Devido à “guerra de letrinhas”, muitos  o confundem com o Vanderlei  Machado da Silva, irmão de Walter Machado da Silva, o “Batuta”, campeã carioca-1970, pelo Vasco da Gama. Este era corintiano e Vanderley com “V” mesmo. Wanderley Machado da Silva nasceu em 3 de junho de 1930, em São Gonçalo-RJ, e foi vacaíno só entre 1960 e 1961.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário