Vasco

Vasco

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

VASCO DOS GRÁFICOS - CAMPEÕES

O Vasco era o campeão carioca-1952 e o Corinthians o seu equivalente paulista da mesma temporada. Por isso, “uma das maiores caravanas desportivas da história do futebol”, segundo  a revista Esporte Ilustrado – Nº 791, de 4 de junho de 1953 – deixou São Paulo rumo ao Maracanã, para assistir ao encontro dos dois, pelo Torneio Rio-São Paulo-1953.
Rolou na tarde do domingo 31 de maio, quando “centenas de automóveis com placas do vizinho Estado” desfilaram pelas ruas do Rio, conforme a mesma revista, acrescentando que “aviões e ônibus fizeram as suas viagens de sábado e domingo (entre as duas capitais) inteiramente lotados.
O repórter escalado pela semanária para cobrir o jogo, Luís Mendes, ao escrever que o Vasco contava com numerosa torcida, ressaltou ter visto o “contendor” contar, também, com um público tão grande quanto o vascaíno. Criticou o árbitro paulista João Etzel,  afirmando que ele fizera de tudo para prejudicar o clube carioca.
No entanto, o Vasco venceu, por 1 x 0, com seu gol marcado por Chico, quando faltavam dois minutos para o final da peleja, o que fez o “Almirante” manter a invencibilidade do momento no Maracanã.
Como o critério da época para a classificação era o dos pontos perdidos, os vascaínos saíram do gamado liderando, com cinco, em oito jogos – quatro vitórias, três empates e uma escorregada – , enquanto os corintianos ficaram em segundo lugar, com nove jogos e seis ponto perdidos – cinco vitórias, dois empates e duas derrotas.
Na foto, o time vascaíno do jogo, posado por: Osvaldo, Bellini, Mirim, Augusto, Jorge e Ely, em pé, da esquerda para a direita. Agachados, na mesma ordem, Sabará, Maneca, Vavá, Alvinho, Chico e o massagista Mário Américo.
“Esporte Ilustrado’, que tinha por projeto gráfico sempre publicar a foto dos times preliantes, mostrava, ainda, gráficos desenhados por William Guimarães, com o principal da refrega: bola na rede.     



 

 


 


Um comentário:

  1. Esta partida representou a primeira invasao corinthiana ao Maracana. Os jornais dizem que vieram 5 mil paulistas. Depois o Vasco foi a Santos e levou muitos torcedores que partiram de carros e onibus. Na volta ocorreu acidente que matou algumas pessoas

    ResponderExcluir