Vasco

Vasco

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

CLUBE DOS ESQUECIDOS - HAROLDO

Ele tinha nome pomposo: Haroldo Rodrigues Magalhães Castro. Era carioca e viveu entre 00 de dezembro de 1931 e 16 de julho de 2010.  O Vasco foi busca-lo no Botafogo, em 1952. Chegou e tomou conta da antiga posição de quarto-zagueiro, a partir da quarta rodada do Campeonato Carioca.
 Até então, um novato chamado Hideraldo Luís Bellini vinha sendo o titular de sua posição. Haroldo, então,  passou a formar o que a imprensa chamava de “trio final”, com a inclusão do goleiro Moacir Barbosa e do lateral-direito Augusto da Costa. À sua frente, Ely do Amparo, Danilo Alvim e Jorge Sacramento, a “linha média” mais famosa do futebol carioca da época. Explica-se: Jorge fazia o que seria um lateral-esquerdo, Danilo comandava as ações preferenciais, no meio do campo, e o xerifão Ely o ajudava a espanar os perigos da área. 
Naquele 1952, Haroldo ajudou o Vasco a ser campeão carioca com uma rodada de antecedência, vencendo 17 em 20 jogos, que tiveram, ainda, um empate e uma pisada na bola. Em 1954, foi negociado com o Palmeiras. Mas em 1955 estava de volta. Por sinal, para ter duas grandes atuações diante do maior rival, o Flamengo, tri carioca naquele ano:  nos 3 x 0, de 2 de outubro, e nos 2 x 1 de 17 de março de 1956,  ainda pela temporada anterior
Haroldo não gostava de se livrar da bola. Preferia sair jogando, com ela dominada. Por isso, ganhou, de Zezé Moreira, uma convocação para a Seleção Brasileira do Campeonato Sul-Americano-1953, pelo qual disputou dois jogos: 8 x 1 Bolívia (01.03.1953), entrando em lugar de Djalma Santos e formando a zaga com  Pinheiro (Flu), e em 2 x 3 Paraguai (01.04.1953) , sendo titular, ao lado do e Nilton Santos (Botafogo), depois substituído por Alfredo Ramos (São Paulo). 
Quem primeiro viu as suas qualidades de Haroldo foi Neném Prancha, que o tirou de um time de futebol de praia chamado Ouro Preto e o levou para os juvenis botafoguenses. 
                     FOTO REPRODUZIDA DE WWW.CRSUPERVASCO.CLOM.BR
 
 





               









 






 














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário