Vasco

Vasco

domingo, 19 de novembro de 2017

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA. 'CLICK' EM CLONES DE OBRAS-PRIMAS

Uma réplica muito, muito  mais bonita
  O  fotógrafo norte-americano Nolan Patteerson imaginou, durante a década-1950, produzir um ensaio com sósias de modelos de telas famosíssimas.  E foi à luta. Convidou celebridades e tentou provar que as antigas musas poderiam disputar o mercado com as glamurosas “fivethy girls” e, até,  ir para diante das câmeras cinematográficas de Hollywood.
  Nolan convidou as atrizes Jean Simmons, Arlene Dahl e Denise Darcel, pra reviverem a Monna Lisa,  a Maya Vestida e a Garota Boêmia. Cuidou de todos os detalhes para os “cliks” baterem com o original, mas nem tudo saiu perfeito, como veremos em três casos escolhidos por esta coluna.
 A reprodução da Monna Lisa levou Jean Simmons a umedecer os lábios, para o enigmático sorriso da também chamada La Gioconda ficar o mais lubrificado possível. Ok! Mas o rosto dela não era tão parecido com o de Lisa Gerardini, a modelo que Leonardo da Vince começou a pintar, em 1503, e, segundo alguns historiadores, levou quatro temporadas trabalhando – outros pesquisadores considerem 1517 a data dos finalmentes.    
   Para o “Domingo”, Jean Simmons, nascida Jean Marilyn Simmons, na inglesa Londres, era muito mais bonita. Atriz mais popular das Inglaterra, no inicio da década-1950, ela havia participado de 19 filmes, até chegar 1952 e estreado em produção dos Estados Unidos, tendo naquela década e na seguinte vivido o seu auge.
Entre 1948 e 1983, Jean recebeu várias indicações para as maiores premiações do cinema, tendo, em 1948, sido eleita a melhor atriz, do Festival da italiana Veneza, interpretando papel em “Hamelet”, baseado na obra de William Shakespeare.
A morenice espanhola no original virou ruiva uma réplica,
ruivamente, quase loira
Filha de Charles Simmons com Winifred Ada, ela teve duas irmãs e um irmão, e dois casamentos – com Stewart Granger e com Richard Brooks –, saindo deles com um filho de cada um dos maridos.
 Durante a década-1980,  Jean Simmons trocou a telona pela TV, participando de filmes e seriados da telinha.
Em 1986, esteve internada, em um hospital, para tratamento de alcoolismo. Superou o problema, voltou a ser atriz e ao cinema, mas sem abandonar a televisão. Viveu entre 31.01.1929 a 22.01.2010, duas temporadas após o último trabalho.        
 No caso da imitação da ‘Maya’, por Arlene Dahl, a pintura do espanhol Goya foi revivida por um cuidadoso Patterson pisando na bola. Clicou uma ruiva, enquanto a original, a Duquesa D´Alba, era morena. A semelhança entre as duas era nenhuma, mas a intenção valeu.
 Arlene Dahal tem a mesma altura de Jeans Simmons – 1m68cm – e o seu auge nas telas rolou pelas mesmas décadas-1950/1960. No entanto, teve mais maridos – Fernando Lamas, Lex Barker, Alexis Lichine e Rounsevelle Schaum – e mais filhos – três.
 Nascida em Minneapolis, nos Estados Unidos, foi registrada, por Arlene Carol Dahl, pelos pais Rudolph e Idelle. Entre 1947 e 1995, atuou em 33 produções cinematográficas e cinco televisivas. O seu filme mais conhecido no Brasil foi “Viagem ao Centro da Terra”.
Convenhamos que Denise Darcel, também, não é nada parecida com a modelo de “A Garota Boêmia”. Muito menos o seu sorriso, que especialistas em artes viram “vampirizado”
Sorriso nem tanto enigmático como o
da Monna Lisa. Ligeiramente, vampirinho.
Atriz francesa, nascida em Paris, bem que Denise esforçou-se para deixar a cena igual à pintada por Franz Hals. Mas só tentou a casadoira moça, de 1m63cm de altura e que gerou duas crias em suas cinco uniões matormoniais – com George Simpson Junior, Richard Vence, Robert Atkinson (pai das crianças), William Saw e Peter Crosby.   
 Filha de um padeiro, Denise Billecard, seu verdadeiro nome, ganhou o título de “Garota Mais Bonita da França” e foi cantora de cabarés, em Paris. Emigrou para os Estados Unidos, em 1947, e ganhou cidadania norte-americana, em 1952. Aos 41 de idade, fez performances de “streaptease”, em San Francisco, Las Vegas e Oakland, mas por pouco tempo. Depois, voltou a cantar em cabarés.
A sua filmografia inclui 16 películas – “Vera Cruz”, de 1949, foi a mais famosa –, tendo uma delas sido “Tarzan e a Garota Selvagem”, ao lado de Lex Barker. Contracenou, também, com outros artistas famosos, entre eles Glenn Ford, Roberto Taylor, Gary Cooper, Burt Lancaster e Esther Williams. – viveu entre 08.09.1924 a 23.12.2011.   
  Ideia muito boa, mas clonagem devendo, um pouco.
FOTOS REPRODUZIDAS DE "O CRUZEIRO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário