Vasco

Vasco

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

TRAGÉDIAS DA COLINA - O PEIXE FISGOU

                          UMA BATALHA NO FUNDO DO MAR                    
                         
O Vasco da Gama havia sido ultrapassado no placar só em um jogo do Torneio Rio-São Paulo-1953: 1 x 4 Fluminense (23.05), no Maracanã. Empatara, pelo mesmo placar de 1 x 1, com Palmeiras (21.04) e Flamengo (26.04), e por 0 x 0 Botafogo (16.05).

Goleador santista carregado, vascaínos mais desmaiados  
Com um time que os redatores Luiz Carlos e José Pinto, da revista carioca “O Cruzeiro”, chamaram por “potência lusa do Rio de Janeiro”, pela coluna “Um fato em foco” (13.01.1953), o Vasco mandara 1 x 0 São Paulo (26.04); 5 x 0 Bangu (10.05) e 1 x 0 Corinthians (31.05), credenciando-se a conquistar o primeiro título da disputa interestadual para os cariocas.
Pelas três temporadas anteriores, o Corinthians-1950; o Palmeiras-1951 e a Portuguesa de Desportos-1952 haviam carregado o caneco. Parecia ser a vez dos vascaínos. Mas, na última rodada (04.06), a rapaziada foi à Vila Belmiro e levou 2 x 3 do Santos, o lanterna, entre 10 concorrentes e que não levava ninguém a botar fé em sua bola, principalmente por obter só duas vitórias e um empate.
 Com a escorregada da “Turma da Colina”, o título foi entregue aos corintianos, “de mão beijada”, como consideraram os dois jornalistas citados acima. No caderninho, foi anotado a presença de 21.090 torcedores pagantes de ingressos que renderam Cr$ 543 mil cruzeiros.          
 O prélio teve arbitragem de Carlos de Oliviera Monteiro, o “Tijolo”, e os gols do “Almirante” foram marcados por Maneca, de pênalti, e Chico. Pelo anfitrião, Hugo, Tite e Nicácio bateram no filó, tendo este último sido “el hombre malo” para os vascaínos e o inesperado herói para os corintianos, decidindo o placar.
Após ouvir o apito final e ver os visitantes com alma penada, Nicácio desmaiou nos braços dos torcedores, como mostra a foto de “O Cruzeiro”, enquando o vexame ficava para o treinador Flávio Costa e os ex-favoritos: Osvaldo, Augusto e Bellini (Haroldo); Ely, Mirim e Jorge; Edmur, Maneca, Vavá (Genuíno), Alvinho (Ipojucan) e Chico.

      Foto reproduzida da coluna "Um fato em foco" de "O Cruzeiro de 15 de janeiro de 1953                  

                                                  

 

                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário