Vasco

Vasco

terça-feira, 7 de novembro de 2017

VASCO DOS GRÁFICOS - 2 X 0 AMÉRICA



Valeu pela sexta rodada do Campeonato Carioca-1950. A disputa fora iniciada 28 dias após a Copa do Mundo e teve dois turnos, disputados por 11 times, pelo sistema todos contra todos. Rolou de 20 de agosto até 28 de janeiro de 1951, com o Vasco somando mais pontos e carregando o caneco.
Foi o último jogo vascaíno na temporada-1952, em 28 de dezembro, no Maracanã. Valeu pela oitava rodadas do returno, de uma competição em duas etapas, com 11 times se pegando em ambas.
Naquele 1952, o Vasco tentava dar a volta por cima de um 1951 muito fraco, quando terminara o Campeonato Carioca em apagadíssimo quinto lugar, nove pontos atrás do campeã  Vá o. E conseguiu recuperar o titulo que havia ganho em 1950.
No prélio contra o América, a rapaziadas estava quase com uma mão na taça, pois faltavam só mais cinco para acontecer. Alfredo, batendo pênalti, e Chico, ambos na etapa inicial foram os dominadores do “Diabo Rubro”.
O gráfico desenhado por William Guimarães, para o Nº769, da revista “Esporte Ilustrado” de 1º de janeiro de 1953, mostra que, no primeiro tento, veja que Alfredo chuta a bola, quase em cima do goleiro americano, pelo alto. No segundo, o endiabrado Sabará domina o marcador, progride e lança Ipojucan, que vai até a linha de fundo cruzar a bola para Chico só empurrar para a rede.  
O Vasco venceu por: Barbosa, Augusto e Haroldo; Ely, Danilo e Jorge; Sabará, Ademir, Ipojucan, Alfredo e Chico.
DETALHE: Alfredo era um coringa e chamado, também, por Alfredo II e Alfredinho. Naquela partida, o xerifão Ely do Amparo jogou contra o seu irmão Osny, o goleiro do América. 
Vários cronistas esportivos que escreveram nas antigas revistas da década-1950 deixaram no ar a perspectiva de o Brasil não ter perdido a Copa do Mundo dentro do Maracanã, para os uruguaios, caso Noronha tivesse sido escalado na vaga de Juvenal.
O cara foi acusado de beber todas na véspera do jogo, passado mal,  mas o treinador Flávio Costa não tivera peito para barrar um jogador do Flamengo. Resultado: Juvenal não chegou no lance em que Gigghia marcou o gol do título da "Celeste".
Barbosas na capa a 'Revista do Esporte'
Alfredo Eduardo Ribeiro Mena Barreto de Freitas Noronha nasceu em Porto Alegre, em 25 de setembro de 1918, e viveu até 27 de julho de 2003. Media 1m86cm, excelente altura para um defensor do futebol brasileiro da época e, além de zagueiro, jogava, também, pela lateral-esquerda. Chegou ao Vasco da Gama em 1942 e saiu em 1943.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário