Vasco

Vasco

sábado, 27 de janeiro de 2018

OS ARQUEIROS DA COLINA - REI-5

O goleiro Rei (E), reproduzido de
 www.netvasco.com.br
O time vascaíno de 1933 começava por um grande ídolo da galera no gol: Jaguaré, um camisa 1 impossível, capaz de divertir a todos, com as suas bagunças nos gramados. Bastou o clube excursionar ao Velho Mundo, para ele encantar aos europeus e ficar por lá. Mais precisamente no espanhol Barcelona.
Quem ocuparia o lugar do ídolo? Indagava o torcedor. A resposta não demorou. O Vasco mandou buscar José Fontana, no Paraná.
 Nascido em Curitiba, em 19 de março de 1912 – viveu até 3 de abril de 1986 – , o novo “gol-keeper” desembarcou em São Januário mandando dizer à torcida que, facilmente, substituiria Jaguará no coração dela. E foi o que fez, entre 1933 e 1938.
Rei ajudou o Vasco da Gama a conquistar os Campeonatos Cariocas de 1934 e de 1936, e, ainda garantiu vaga na Seleção Brasileira, pela qual disputou três jogos, como vascaíno: Brasil 2 x 1 River Plate-ARG (24.02.1935); Brasil 3 x 2 Peru (27.12.1936) e Brasil 5 x 0 Paraguai (13.01.1937).
 Se Jaguaré criava tipo,  jogando com um boné, Rei preferia ditar moda fora dos gramados. Trajava-se elegantemente, mais parecendo um galã de cinema. Por sinal, chegou a brigar com um deles, Tyrone Power, por ter se interessado pela namorada do astro de Hollywood. Ter muitas namoradas – viveu durante quatro anos com a cantora Aracy de Almeida – foi um dos seus "esportes prediletos".
SÓ FERAS - Em sua primeira temporada de titular como arqueiro da Colina, o paranaense Rei  teve do seu lado craques como Domingos das Guia, Fausto dos Santos, Leônidas das Silva, Gradim e Russinho. Pela temporada de 1934, o Vasco havia abandonado a liga oficial do futebol carioca – Associação Metropolitana de Esportes Athléticos (AMEA) –, contrária ao profissionalismo, e aderido à pirata Liga Carioca de Football (LCF). Então, foram disputados dois campeonatos estaduais, tendo os vascaínos vencido o segundo, muito mais forte do que o outro, em que o Botafogo  passeou em campo. De sua parte, o Vasco só encarou pedreira; América, Bangu,  Flamengo e Fluminense, além de Bonsucesso e São Cristóvão.
No gol cruzmaltino, Rei teve boas atuações, participando de 10 dos 12 jogos da campanha de 1934. Sofreu 13 tentos (o  reserva Marques levou três), mas o time marcou 28. Mais do que ele só atuaram Domingos da Guia e Gradim, escalados em todas as partidas, Fausto, Gringo e Orlando Rosa Pinto. O treinador era o inglês Harry Welfare e o time base era: Rei, Domingos e Itália; Gringo, Fausto e Mola; Orlando, Almir, Gradim, Nena e D´Alessandro. Por motivo de contusão, Leônidas só disputou quatro compromissos.
Foto do goleiro  Rei repdroduzida de www.netvasco
Em 1936,  o Vasco trocou a Liga Carioca de Football, pela Federação Metropolitana de Desportos, juntando-se ao Botafogo e  abandonando Flamengo e Fluminense. Levou Bangu e São Cristóvão juntos, mas, mesmo assim , sobrou na disputa. Em 16 pugnas, ganhou 11, empatou quatro e caiu em qoutras quatro. Harry Welfare seguia treinador e, do time-base do título anterior, sobraram  só Rei, que participou de todos os jogos, sofrendo 14 tentos (o time fez 33),  Itália e Orlando – Rei, Poroto e Itália; Oscarino; Zarzur e Calocero; Orlando, Feitiço, Kuko, Nena e Luna foi a formação constante da temporada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário