Vasco

Vasco

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ARQUEIROS DA COLINA-JAIR BRAGANÇA-20

Quando desembarcou em São Januário, em 1977, o goleiro Jair Antônio Bragança dos Reis carregava um nome de conselheiro do Imperador. Mas sabia que nome pomposo não lhe ajudaria a ser o dono da camisa 1 da “Turma da Colina”, pois a concorrência com Mazzaropi, bom pegador de pênaltis, não seria fácil.
Jair tornou-se um vascaíno já “meio-rodadinho”. Passara por Bangu (1969 a 72);  Botafogo (1972 a 75, mesmo temporada em que defendera, o candango Ceub, e ainda estivera pelo capixaba Vitória e o Ceará Sporting, ambos em 1976. Poprtanto, o Vasco da Gama seria a sua gande chance de dar a volta por cima em um gande clube.
Jair ficou de 1977 a 1978 pela Colina, mas seguu sendo um “cigano” da bola. De 1979 a 1983 passoou por mais três clubes: Bangu, novamente, Americano, de Campos-RJ, e Comercial, de Ribeirão Preto.
Carioca, nascido em 16 de novembro de 1949, Jair Bragança destacou-se no Vasco da Gma muito mais como preparador de goleiros, após pendurar as chuteiras. Passou 22 temporadas na função, revelando arqueiros que tornaram-se canarinos, como  Accio, Fábio, Régis, Carlos Germano e Hélton., os donos da camisa 1 cruzmaltina a partir do final da  década de 80.  
Foi a partir da  Copa do Mundo-1970 que o treinador de goleiros virou profissião no futebol brasileiro. “Antes, apenas batia-se abola contra a parede ou com um companheiro”, lembra Jair, para quem “o frango é a traição da bola”
Além do Vasco da Gama, Jair Bragança preparaou goleiros,t ambém, para a Seleção Brasileira de base, o selecionado da Arbia Saudita e o Fluminense.  Pelo Ceub, foram 19 jogos, durante o Brsileirão-1975. Estreou em 28 de agosto de 1975, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), quando o alvinegro catarinense venceu a “Acadêmica do Planalto”, por 2 x 1. Despediu-se do time ceubenseem durante oo Torneio Roquette Reis, em Vitória-ES,, em 16 de dezembro do mesmo 1975.
FOTO REPRODUZIDA DE COLEÇÃO DE CARDS DO KIKE DA BOLA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário