Vasco

Vasco

sábado, 10 de março de 2018

VENENO DO ESCORPIÃO - RÁDIO LOUCURA APRESENTA: CONVERSA AO PÉ DO SACO - 1


1 – A professora carioca Lygia Maria Lessa Bastos – nascida em 09.09.1919 –  bateu o recorde de mandatos parlamentares no planeta. Foi vereadora (1947/1960), deputada estadual (1960/1975) e deputada federal (1975/1983) totalizando 46 temporadas representando o povo do Rio de Janeiro.  Em seu fim de linha, filiada à ARENA-Aliança Renovadora Nacional, o partido do governo dos generais-presidentes, ela pediu ao último chefe da Ditadura no comando do país, o general João Figueiredo, aprovar lei concedendo às mulheres aposentadoria após 25 temporadas de serviço. Logo, se fosse parlamentar, hoje, Lyigia votaria contra a reforma da Previdência.
2 – Durante o governo do presidente João Figueiredo – 15 de março de 1979 a 15 de março de 1985 -, uma agência de publicidade brasiliense criou o slogan “Plante sem medo”, para rimar com Figueiredo, que anunciava estímulos à agricultura. Já que o presidente não comparecera à sessão de apresentação da proposta, um dos presentes, para puxar o saco do ministro da Agricultura, sugeriu: “Seria melhor plante até o fim”, rima com Delfim – Delfim Netto, o ministro presente. 
3 – Famosos maestros brasileiros, como Eleazar de Carvalho, Souza Lima, Alceu Bocchino e Vicente Fittipaldi, entre outros, queriam saber porque só estrangeiros dirigiam a Orquestra Filarmônica de São Paulo, como Simon Blech e Arthur Kaufmann, por exemplo. Os “brasucas” questionaram o governo estadual paulista sobre  existência,  nos estatutos, de cláusula impedindo-os de reger a briosa filarmônica – nunca foram respondidos.         
DÉCADA-1950 – O escritor Abgar Renault era secretário de Educação de Minas Gerais e havia assinado convênio que tornava a supervisão dos ensinos primário e normal do Estado por conta de técnicos dos Estados Unidos. Para os intelectuais mineiros, a medida tirava o ensino estadual de sua tradição humanístico-filosófico, tipicamente latina. Rápido, Renault ganhou o apelido de “Secretário Rock´n´Roll” – na época, o rock estava chgando ao Brasil com bastante força entre os jovens.

O presidente Juscelino Kubitscheck havia sido fotografado ao lado dos atletas Adhemar Ferreira da Silva e Bob Mathias. Quando a foto começou a circular pela imprensa, o repórter Silveira Sampaio comentou, pela TV: “Aqui estão dois campeões olímpicos ao lado de um aspirante a ganhar corrida de obstáculos” – realmente, JK teve de vencer muitos obstáculos, a começar para tomar posse.       

4 – O presidente Castello Banco lia um jornal, em junho de 1967, e indignava-se com as críticas ao seu governo. Queixou-se a um amigo: “Os que me chamam de prima-dona desafinada podem esperar: o barítono vai entrar no segundo ato”. Ele  não teve tempo para executar a partitura. Partiu, no mês seguinte, deixando o ato para ser encenado pelo seu ministro do Exército e sucessor Costa e Silva, que endureceu o regime militar com o  temível AI-5, o ato institucional de 13 de dezembro de 1968, que baniu muitos brasileiros do Brasil.  

5 – ACONTECEU EM 1968 - O governo da então Alemanha Ocidental anunciou homenagem ao piloto Werner Molders, da nazista Luftwaffe, que abatera 40 aviões britânicos durante a Segunda Guerra Mundial e outros 61 pelo espaço aéreo dos soviéticos. A homenagem seria em forma de colocar o nome do cara em um lançador de mísseis encomendado aos Estados Unidos, que eram aliados da Inglaterra. Isso era o que se podia classificar de “Projeto Cinismo”. Confere?   

6 – Os pilotos de guerra dos Estados Unidos tinham uma  só explicação para o fracasso dos aviões F-111 durante a Guerra do Vietnã, na década-1960: eram perfeitos demais e exigiam tanto deles que, após três horas de uso, todos o execravam. Logo, sucata era melhor, não brochava.

7 - Em 1968, Elvis Presley recebeu o seu 42º disco de ouro – um para cada milhão vendido. The Beatles estavam no 26º. Mas estes entraram nas paradas de sucesso a partir de 1964, enquanto “The Pelvis” já a frequentava desde a década-1950.
                                                          DA COR DE CARREIRA DE JEGUE 
ACONTECEU EM 1968 - O governo da então Alemanha Ocidental anunciou homenagem ao piloto Werner Molders, da nazista Luftwaffe, que abatera 40 aviões britânicos durante a Segunda Guerra Mundial e outros 61 pelo espaço aéreo dos soviéticos. A homenagem seria em forma de colocar o nome do cara em um lançador de mísseis encomendado aos Estados Unidos, que eram aliados da Inglaterra. Isso era o que se podia classificar de “Projeto Cinismo”. Confere?   




Nenhum comentário:

Postar um comentário