Vasco

Vasco

quarta-feira, 14 de março de 2018

OS ARQUEIROS DA COLINA - 26 - HELTON


    Helton poderia ter sido goleiro do Flamengo, ou do Fluminense, os maiores rivais do Vasco da Gama. Aprovado nos testes feitos naqueles dois clubes, só não ficou por não ter dinheiro para pagar passagens de ida e volta  pra casa - sorte da “Tuma da Colina”, que ganhou um bom goleiro que ajudou-lhe a Taça Guanabara, o Brasileirão e a Copa Mercosul-2000, além das Taça Rio-1999 e de 2001.
Nascido em São Gonçalo-RJ, Em 18 demaio de 1978, Helton da Silva Arruda passou pela base do São Cristóvão-RJ, antes de chegar a São Januário, quando tinha 12 de idade. Profissinalizou-se, em 2.000, quando Carlos Germano saiu da Colina, às vésperas do I Mundial de Clubes da FIFA – o Vasco foi vice, com um ponto a mais do que o campeão Corinthians, que levou na disputa por pênaltis.
 Era grande a responsabilidade de Heltion, pois o antigo titular era jogador de Seleção Brasileira e considerado um dos melhores goleiros do país. No entanto, ele correspondeu. Totalizou 178 partidas cruzmaltins e serviu, também, ao selecionado das Olimpíadas-2000, em Sidney, na Austrália. Fez oito partidas canarinhas, com seis vitórias e três quedas.
Em 2002, ao deixar o Vasco, Hélton foi para o português União de Leiria. Em 2005, passou para o Porto, onde fez história. Em 2006, quando Dunga treinava o escreter nacional, ele foi convocado para a seleção principal que disputou a Copa América, mas não jogou. O mesmo ocorreu em uma outra convocação, em 2009, para as partidas contra a Bolívia e a Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
 Naturalizado cidadão português, Hélton já pendurou as chuteiras e, no recente passado janeiro, iniciou a carreira de treinador, pelo time do Freamunde, da terceira divisão portuguesa.
                                            
                                                   AGUARDAR FOTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário