Vasco

Vasco

segunda-feira, 26 de março de 2018

31- ARQUEIROS DA COLINA - FER. PRASS

  Estava escrito que Fernando Prass seria atleta de futebol. O gen boleiro foi do seu avo, Lucio Valdomiro, zagueiro do Renner, clube já inexistente no futebol gaúcho. O pai, embora náo tivesse sido jogador, o acompanhava onde quer que o seu time de garotos  atuasse.
  De inicio, Fernando jogava pela `meiuca`. Aos 9 de idade, virou goleiro. Aos 13, passou a praticar, tmabem, basquete, vôlei, tênis e surf, mas (pela mesms época)  um convite para treinar com a turma do Grëmio Porto-Alegrense o fixou nos gramados.
 Descoberto disputando o peladeiro praiano ``Moleque Bom de Bola`, ele passou por todas as categorias dos gremistas e profissionalizou-se em 1999. Aproveitou o tempo, tambem, para cursar dois anos de Educacao Fisica, no Instituto Porto Alegrense, que deixou para jogar o Campeoanto Paulista, em 2000, pela Francana.
  Fernando fez gandes partidas e o treinador uruguaio Sergio Ramirez, do Santo Andre, leva-lo depois para Vila Nova-GO. Em um ano e meio, tornou-se ídolo da torcida do `Tigre`` e o goleiro menos vazado do Estadual Goiano-2001, o que o clube não tinha ha seis temporadas.
Reproduzido do site oficial do Vasco da Gama. Agradecimento.
  Em 2002, novamente, Sergio Ramirez  surgiu na vida de Fernando. Como supervisor do Coritiba, o indicou ao `Coxa`. Incorporou o Prass ao nome gritado pelos locutores, ficou bi estadual-2003-2004 e goleiro menos vazado do Campeonatos Paranaenses-2002-03-04, temporada em que totalizou 211 jogos pelo clube e saiu para o portugues Uniao de Leiria.
   Importantissino na chegada dop novo clube a Copa da UEFA, Fernando Prass foi eleito o melhor goleiro do futebol lusitano da temporada 2006-20007, pelo jornal `A Bola`, o principal de Portugal.
VASCAINO – O sucesso em Portugal fez o Vasco da Gama repatriar  Fernando Büttenbender Prass, nascido em Viamáo-RS, em 9 de julho de 1978.
 Pela `Turma da Colina`, Fernando Prass conquistou o Campeonato Brasieliro da Serie B-2009 e a Copa do Brasil-2011, alem de, nesta mesma ultima temporada, ter sido vice-campeao e melhor goleiro do Campenato Brasileiro, valendo-lhe a `Bola de Prata` da revista Placar, a maior premiacáo individual do futebol canarinho.
Pelo Vasco-2009, o treindor Dorival Junior escalava este time-base. Fernando Prass. Fagner, Vilson Titi e Ramon; Nílton, Alan, Souza e Carlos Alberto (Magno); Adriano e Élton (Alex Teixeira).   Em 2011, Ricardo Gomes armou este time na ultima partida? Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo,  Eduardo Costa, Felipe (Jumar) e Diego Souza (Bernardo); Éder Luis e Alecsandro.     
Apos 248 jogos vascainos, entre 2092013, Fernando Prass foi para o Palmeiras, onde ainda se encontra. Esteve convocado para ser o goleiro titular nas Olimpiadas-2016, mas uma contusáo, durante os treinamentos, tirou-lhe a chance de ficar campeáo olimpico.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário