Vasco

Vasco

segunda-feira, 16 de abril de 2018

8 - CHARGISTAS NO ESPORTE - NOVAES

Cartunista, ilustrador, caricaturista e artista plástico, filho do chargista Otávio (Última Hora),  entre tantas vertentes, Novaes já trabalhou para a Folha da Tarde, Jornal da Tarde e Gazeta Mercantil, pela qual publicou charges, por 17 anos, além de ilustrações e bico de pena.
Em seus últimos tempos de Gazeta, Novaes fazia, também,  duas charges semanais para o Jornal do Brasil. Ela já participou, também, de várias publicações, como Pasquim 21, Bundas e revista Galileu, entre outras, além de ter passado duas temporadas publicando uma página de humor na revista Forbes. Muito da sua arte  pode ser vista em seu blog (ver abaixo)
Otavio Novaes de Oliveira nasceu em 18 de março de 1954, em São Paulo, e começou a sua trajetória no jornal Notícias Populares, com tiras policiais, em rodízio com seu pai, época em que criou o personagem Satanésio. Em 1976, passou para a Folha da Tarde e por lá ficou até 1990. Nela criou a tira Sir Ney, com a qual ganhou os prêmios HQMix (melhor álbum de humor), e  Angelo Agostini (melhor roteirista de humor). Além de ser homenageado pela AQC, recebendo a medalha Ayme Cortez, de mestre do quadrinho nacional.
Ultimamente, Novaes publicou cartuns e charges na revistas Viração e ensinou em uma oficina de charges para a Agência Jovem de Notícias. Na TV Cultura, fez, diariamente, charge animada sobre esportes. Como artista plástico, participou de diversas exposições individuais e coletivas.. Contatos: novaes.charge@hotmail.com

CHARGE REPRODUZIDA DA PÁGINA 20 DA REVISTA TÊNIS N 7 DE ABRIL/MAIO DE 1978, DA KOCK TAVARES EDITORA LTDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário