Vasco

Vasco

sábado, 7 de abril de 2018

5 - CHARGISTAS NO ESPORTE - LAN

Reprodução do "Jornal do Brasil"
É bem possível que muitos torcedores não se lembrem mais do meia 'Pintinho', que esteve vascaíno durante as temporadas 1980/1981.
 Registrado e batizado por Carlos Alberto Gomes, o carinha nasceu carioca - 25 de junho de 1955 -, foi cria do Fluminense e saiu do Vasco para encerrar a carreira pelo espanhol Sevilha.a.
 'Pintinho' usou, também, as jaquetas dos selecionados brasileiros principal olímpico, pelo mesmo número de seis partidas, em cada uma delas.
 Nesta imagem reproduzida do “Jornaldo Brasil”, ele foi um dos caricaturizados por Lan, isto é, Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini, um italiano nascido nas toscana Montevarchi - 18.02.1925 -  e que veio para o Brasil aos quatro de idade.
Reproduzido de www.blahcultural.com
Filho de Aristides/Irma Vaselli, depois da vida paulistana ele viveu no Uruguai e na Argentina, por conta da vida de músico do pai.
Foi entre 1945/46, nos jornais “Mundo Uruguaio” e El País” que ele iniciou a sua vida de artística da ponta do lápis.
 Em setembro de 1952, o editor Samuel Wainer o trouxe para trabalhar no seu jornal carioca "Última Hora", fixando-se, em definitivo, pelo Rio de Janeiro, em 1953, temporada em que lançou a revista FLAN.  Depois, Lan passou pelo jornal "O Globo", até e 1962, quando mudou para o "Jornal do Brasil", que teve o seu traço por 33 temporadas.
Em 1972, Lan recebeu, da Câmara Municipal,  o título de Cidadão Honorário da cidade do Rio de Janeiro, por ser visto como o mais carioca dos gringos que por lá pintaram. Fanzaço das mulatas carioquíssimas, ele sempre fez questão de destacar a sua flamenguice, como mostra nesta imagem .  
 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário