Vasco

Vasco

domingo, 1 de abril de 2018

1 - CHARGISTAS NO ESPORTE - PACE

Domingo Pace, reproduzido
de `Gazeta Esportiva`
 Jornais e revistas brasileiros sempre tiveram grandes chargistas. E não é coisa recente no pais os chamados `desenhos engraçados`. 
 Em 1869, por exemplo, o italiano Angelo Agostini, um dos nomes mais relevantes da imprensas  brasuca` do século 19 - viveu entre 1843 a 1910 -, já comparecia a às folhas da `Vida Fluminense`, satirizando as brigas entre os que pretendiam embarcar em um trem de ferro e chegar ao Jockey Clube do Rio de Janeiro, em dia de corridas.
 Nestes tempos mais modernos do século 20, um dos chargistas mais famosos foi  DOMINGO PACE, ilustrador da revista `Gazeta Esportiva`, muito popular, também, graças aos desenhos satíricos publicados pelo jornal paulistano “Notícias Populares”.
 Em “Mundo Cão”, um cachorro era o seu principal personagem, com corpo humano e contracenando bastante com gatinhas biknadas.
 Pace publicou trabalhos, também, pela “Editora Noblet” e chegou a lançar uma revista própria, pela Roval, desfilando várias de suas criações. Entre outras suas criações, “Super” era um cracaço de futebol que dava o nome a uma revista que ainda tinha “Leitinho”, garoto de fraldas, e “Cimarrão”, gaúcho típico, domador de cavalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário