Vasco

Vasco

terça-feira, 27 de março de 2012

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - ILUMINADOR

A data 31 de maraço tem duas histórias "iluiminadas" pela Turma da Colina. Vamos conferir: 

1 - Em 1928, o Vasco da Gama inaugurou os refletores do estádio de São Januário e, na mesma tacada, marcou o primeiro gol olímpico que se em notícia no futebol brasileiro. Aconteceu em um sábado, aos 15 minutos do segundo tempo da partida contra o uruguaio Montevideu Wanderers, durante cobrança de "córner", como se falava na época em que os termos ingleses dominavam o linguajar da bola brazuca.  O ponta-esquerda Sant´Anna que, em muitas referências antigas aparece, também, como Santana, foi o autor do tento. O inglês Harry Welfare era o treinador vascaíno e seu time festejou por conta de: Valdemar, Hespanhol e Itália; Brilhante, Nesi e Lino; Paschoal, Russinho, Bolão, Thales e Sant´Anna.  

Célio marcou dois gols
2 - No 31 de março de 1966, os militares comemoravam dois anos no poder. Era uma quinta-feira e a Federação Desportiva de Brasília aproveitou o embalo para inaugurar os refletores do Estádio Nacional (Pelezão, depois da Copa do Mundo-1970). Por aquela época, os campeonatos do DF eram amadores e, para fazer uma festeça puxando o saco dos milicos, os cartolas do futebol candango convidaram Vasco e Flamengo. 
Antes daquilo, o time cruzmaltino já havia se apresentado na cidade, em 21 de abril de 1962, no segundo aniversário de Brasília, empatando, por 1 x 1 Combinado Brasilense, em jogo que marcou a despedia dos gramados de Zizinho (Thomaz Soares da Silva), atuando pelo time da terra.
Para aquela nova apresentação, o Vasco, treinado por Zezé Moreira, chegava ao Planalto Central do país com a fama de campeão do Torneio Rio-São Paulo (empatado com Santos, Botafogo e Corinthians, tendo em vista que os quatro terminaram a competição igualados, e não havia datas para uma decisão, devido a necessidade de a Seleção Brasileira se preparar para a conquista do tri, na Copa do Mundo da Inglaterra), algo que interessava muito aos militares no poder. 
Para aquele amistoso, o Vasco trazia no currículo recente cinco vitórias, em nove jogos do Torneio Rio-São – 26.02 – 1 x - 0 Bangu; 02.03 – 3 x 0 Corinthians; 05.03 – 2 x 0 Fluminense; 09.03 – 1 x 0 São Paulo; 24.03 – 1 x 0 Portuguesa de Desportos-SP.  Duas semanas antes, exatamente, em 17 de março, empatara, por 1 x 1, com o mesmo Flamengo, no Maracanã, diante de 54.793 pagantes
No jogo festivo para os brasdilienses, Célio deu luzes ao placar, aos 35 minutos, cobrando pênalti, e aos 54. Dirigido por Zezé Moreira, o time formou com: Amauri (Silas); Joel (Gama), Brito  (Caxias), Ananias e Hipólito: Maranhão e Danilo Menezes;  William, Picolé (Zezinho), Célio  e Tião (Ronildo).

2 comentários:

  1. 1956... Bons tempos. O Vasco da Gama foi Campeão Carioca tirando das mãos do Flamengo o sonhado tetra carioca...

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me que fiz da capa do ESPORTE ILUSTRADO (acima) um belíssimo quadro envidraçado que emoldurava as paredes do meu quarto...É muito bom ser Vasco da Gama...

    ResponderExcluir