Vasco

Vasco

sábado, 2 de setembro de 2017

OS XERIFES DA COLINA - LUAN- 33

Se encerrasse a carreira agora, o zagueiro capixaba Luan teria algo muito grande para contar: foi campeão olímpico-2016, título pelo qual o Brasil passou 64 edições tentando conquistá-lo, para não faltar-me nenhum.  
Ele participou de ... partidas olímpicas e, com a medalha no peito, brincou na volta a São Januário, com os cabelos pintados de loiros. Levou o metal, para apresenta-la aos companheiros e, evidentemente, não faltou a foto da mordida no dourado.
 O ouro olímpico fo uma das grandes recompensas de Luan Garcia Teixeira, por ter saído de casa, em Vitória-ES, ainda crianção, para tentar a sorte na base do Vasco da Gama. Subindo degraus, rapidamente e assinou o seu primeiro contrato profissional, em 8 de julho de 2009. Mas só em 3 de julho de 2012 chamaram-lhe para o time A, quando a perspectiva não lhe sorriam, pois o titular de sua posição era Dedé, o maior ídolo da torcida cruzmaltina daquele momento, chamado pro “Mito”.
DISGRANADO - Com a burra vazia, o “Almirante” negociou Dedé, em 2013, com o Cruzeiro. Tornado titular pelo treinador Paulo Autori, o zaguero Luan teve seis chances de ganhar a posição, pelos inícios do Campeoanto Brasileiro, entre 25 de maio e 7 de julho.
No entanto,  a saída de Autuori e a chegada de Dorival Júnior, a zaga cruzmaltina passou a ter Renato Silva, Rafael Vaz, Jomar e Cris como as opções preferidas do novo treiador. Luan só voltou a jogar nas duas últimas rodadas, quando o time estava sendo rebaixado à Série B.
Luan dourado, fotografado por Paulo Fernandes, de www.vasco..com.br
a
A temporada seguinte foi melhor. Jogando ao lado do experiente Rodrigo, seu futebol cresceu e ele foi eleito para a seleção do campeonato estadual – fato repetido em 2015/2016.       
Em 2015, Luan já formava uma grande dupla de “xerifes” com Rodrigo. Conquistou o seu prijero título no futebol profisisonal e pelo Vasco, campeão estadual, e atingou 1000 jogos vascaínos, diante do Cruzeiro pelço Brasileirão.
Naquela temporada, arapaziada seria, novamente, rebaixada à Segundona, terceira vez eem oito disputas.
Melhor sorte teve em 2016, quando, além de campeão olímpico, foi bi estadual e campeão da Taça Guanabara, pela “Turma da Colina”. Rendeu-lhe uma graninha a mais, sendo levado pelo Palmeiras, em 5 de abril de 2017, por R$ 10 milhões. Deixou a Colina após 157 jogos e cinco gols marcados.
CANARINHO – Além de canarinho olímpico-2016, Luan era deta turma desde-2012.  Em 2013, voltou a seer chamado e paricipou das equipes que ganharam os torneios  Oito Nações e Quadrangular Internacional.
Pela mesma tempada, tornou-se o capitão da moçadao durante o Campeonato Sul-Americano Sub-20. Em 2015, disputou os Jogos Pan-Americanos, na canadense Toronto, e voltou com a medalha de bronze. Foram 11 jgoso e um gol. Para a seleção principal, a sua primeira convocação foi em 19 janeiro deste 2017, quando o técnci Tite o relacionou para o “Jogo da Amizade”, diante dos colombianos.
FINAL DESTA SÉRIE. PRÓXIMA: "OS ARQUEIROS DA COLINA".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário